O Grupo de Pesquisa Amazônia, Bacias Hidrográficas e Cidades (ABC) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) é parceiro da Queen's University, do Canadá, no projeto Oil Palm in Water Territories: The Impacts of Crop Expansion on Water Resources and Local Livelihoods in the Brazilian Amazon, liderado pela professora Diana Córdoba. O projeto objetiva analisar os impactos da expansão da monocultura de palma sobre os recursos hídricos e os modos de vida locais na região de influência da cidade de Tailândia, no nordeste paraense.
A parceria teve início a partir da contribuição do vice-coordenador do Grupo ABC, Daniel Sombra, em projetos anteriores com a professora da Queen’s University como, Pire Oise-Pire: Sustainability, Ecosystem Services, and Forest-Related Bioenergy Development Across the Americas. Dentro do projeto atual, duas pesquisas - uma no âmbito da graduação e outra na pós-graduação - estão sendo desenvolvidas por alunos da Uepa. Bianca Lorena Ferreira Pinheiro Sarmento desenvolve o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado Impactos da Monocultura de Palma nos Recursos Hídricos: O Caso da Bacia Hidrográfica do Rio Auí-Açú em Tailândia, sob orientação do professor Daniel Sombra. Já o mestrando Nonato Sousa Gonçalves desenvolve a pesquisa Múltiplos Territórios de Água e sua Relação com a Monocultura de Palma na Amazônia Brasileira: O Caso dos Municípios de Moju e Tailândia, orientada pelo professor e coordenador do ABC, Emerson Vale, e coorientada por Diana Córdoba.
O vice-coordenador do ABC explica que além de contribuir com o incentivo nas pesquisas acadêmicas, a parceria também dá suporte aos discentes. “A Queen’s University oferece bolsas de incentivo e financia pesquisas derivadas de trabalhos da Uepa. O projeto de pesquisa também criou a primeira aproximação técnica institucional entre as duas universidades, Uepa e Queen's, contribuindo assim, para trabalhos futuros", afirma professor Daniel.
Trajetória
O Grupo de Pesquisa ABC surgiu em 2019, a partir dos diálogos entre os pesquisadores Emerson Vale e Daniel Sombra, quando ministraram juntos a disciplina Geografia Física da Amazônia, no curso de Especialização em Ensino de Geografia na Amazônia, realizado na Universidade do Estado do Pará.
Como objetivo, o grupo busca apresentar a complexidade da gestão de recursos hídricos na Amazônia brasileira, prestando atenção às particularidades da questão das bacias hidrográficas e dos rios nas cidades amazônicas. “Diante do fato de que aproximadamente 75% da população da região Norte é urbana, chama atenção a necessidade de pensarmos sobre a influência dos ambientes vividos e das alterações sobre os rios urbanos no cotidiano dos amazônidas”, destaca o vice-coordenador.
O Coordenador do ABC informa que o grupo está aberto para pesquisadores que queiram participar no desenvolvimento de pesquisas de relevância socioambiental, alinhadas ao ponto de pesquisa do grupo. “Os membros do grupo são inseridos nas temáticas de pesquisa, a exemplo dos trabalhos acadêmicos produzidos pelos participantes e também das publicações científicas. Também procuramos promover a extensão dos resultados que são alcançados nas pesquisas que desenvolvemos”, conclui Emerson Vale.
Texto: Larissa Silva (Ascom/Uepa)
Foto: Paulo Castro (Agência Pará)