Grupo de Pesquisa promove seminário

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 25/10/2017 - 16:09
Entre 26 e 27 de outubro, o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação Não-Formal (CTENF) promove Seminário, no Centro de Ciências e Planetário, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). O evento representa um momento de encontro, partilha de projetos e vivências em torno do saber científico. A entrada é gratuita, com direito a certificado aos participantes. 
 
Criado em 2012, o CTENF tem certificação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e se dedica a investigar questões relacionadas à educação científica-tecnológica-ambiental. O intuito do grupo é contribuir para a formação dos educadores da área, bem como para melhoria da qualidade do ensino e popularização da ciência na Amazônia. 
 
Durante dois dias, o público terá à disposição palestras, mostra científica, lançamento de material didático e visitação ao Centro de Ciências. No dia 26, o credenciamento começa às 14h. Posteriormente, às 16h30, será apresentada uma conferência de abertura, com a líder do grupo, professora Sinaida Vasconcelos. No dia 27, a primeira palestra iniciará às 8h30, com apresentação do professor Rubens Vilhena. O Seminário se encerrará às 17h com uma sessão de cúpula.
 
O evento simboliza uma oportunidade para reunir docentes e discentes de diversas instituições de ensino. “Na ocasião, aproveitaremos o espaço para fazer um panorama da produção acadêmico-científica do grupo de pesquisa. Vamos falar dos trabalhos desenvolvidos, dos eventos realizados e das produções em andamento, norteando sempre com o tema central do CTENF, relacionado à contribuição da educação não formal para o aprendizado da ciência na região”, afirma a docente Sinaida Vasconcelos.
 
O I Seminário de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Educação não-formal integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A Semana tem justamente o objetivo de aproximar a ciência e a tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições e incentivando a realização de atividades de divulgação científica pelo país.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely