Hepatites serão tema de Simpósio em Santarém

Enviado por Ize Sena em Qui, 24/11/2016 - 10:55
Nesta sexta-feira, 25, o auditório do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, sediará o I Simpósio de Hepatologia do município. O objetivo é reunir profissionais de saúde da região do Baixo Amazonas para discutir diagnóstico precoce, o manejo adequado dos eventos adversos e as mais recentes conquistas para o tratamento das hepatites virais no Pará.
 
Conduzido pela Coordenação Estadual de Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), em parceria com a Secretaria Municipal de Santarém e 9º Centro Regional de Saúde, o Simpósio terá a participação de especialistas que abordarão a situação atual das hepatites no Pará e no Brasil; os avanços, estratégias e as perspectivas alusivas às políticas públicas, aos modelos de atenção, ao diagnóstico e tratamento – com ênfase às novas drogas, aos cuidados com pacientes renais crônicos e acometidos de HIV/Aids, além do cenário envolvendo aspectos do câncer de fígado e transplante hepático.
 
Numa ação simultânea, mas só que no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santarém, será realizado pela equipe de médicos chefiada por Maurício Iasi e Márcia Iasi, um mutirão de elastografia hepática, exame que avalia o grau de fibrose hepática de maneira não invasiva, com resultado a ser entregue logo após o ato do procedimento, o que facilita o acesso dos pacientes ao tratamento. “Até o momento já estão cadastrados 75 pacientes da região do Baixo Amazonas que farão o exame”, informa a coordenadora estadual de Hepatites Virais, Cisalpina Cantão. 
 
O dia inteiro de painéis vai mobilizar profissionais oriundos dos órgãos públicos de Saúde do Estado do Pará e do Ministério da Saúde, além de universidades públicas, como a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Uepa, e privadas, órgãos de pesquisas, como o Instituto Evandro Chagas (IEC), entidades representativas e organizações não governamentais.
 
De acordo com Cisalpina Cantão, o ponto de partida das discussões do Simpósio será o combate à subnotificação de casos da doença por meio de estratégias que visam à maior adesão ao teste rápido e, em caso de sorologia positiva, ao tratamento disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Quanto mais cedo se descobre que tem hepatite, melhor para o indivíduo. O diagnóstico precoce será decisivo para o sucesso da terapia”, explica.
 
Apoiam o evento a Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), o Banco Social de Doação de Órgãos, do Conselho de Responsabilidade Social (Cores) da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), Bristrol-Myers Squibb, Alexion e Bayer.
Mais informações pelo telefone (91) 4006-4810, mas as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cehv.sespa@hotmail.com
 
Serviço: O I Simpósio de Hepatologia de Santarém será realizado das 8h30 às 13h no campus da Uepa no município, localizado na avenida Plácido de Castro, 1399 - Aparecida.
 
Texto: Mozart Lira/Ascom Sespa
Foto: Divulgação/Ascom Sespa