História da Educação na Amazônia em debate no CCSE

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 03/06/2016 - 13:28

Com o objetivo de debater o papel do historiador da educação e incentivar pesquisas acerca do tema, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe o VI Seminário do Grupo de Pesquisa História da Educação na Amazônia (Gheda), nos dias 6 e 7 de junho, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). Com o tema Educação na Amazônia: o ofício do historiador, o evento contará com a presença de palestrantes de diversos estados, com reconhecida atuação na área. As inscrições são gratuitas.

O seminário tem como público alvo os professores de graduação, pós-graduação e das redes públicas de ensino, além de alunos da graduação e pós-graduação de qualquer instituição de ensino, pública ou privada. “Todos os seres humanos são sujeitos da história, na medida em que produzem culturas e dão significado às suas ações. Então, como compreender o ofício do historiador? Estando na Amazônia, como manusear fontes em busca de rastros da escolarização e das práticas de sociabilidade? Estas são algumas questões que propomos para o debate”, observa a coordenadora do Gheda, Maria Bethania Albuquerque.

A conferência de abertura será às 19h e receberá o professor doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela Universidade de Brasília (UNB) e pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, Luciano Mendes de Farias Filho, que ministra a palestra O Ofício do Historiador da Educação: Desafios Contemporâneos. No dia seguinte, terá a presença da doutora em Psicologia da Educação da PUC-SP, Laura Maria Silva Araújo Alves e da doutora em Educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França, que participam da mesa redonda Fontes para a história das instituições educativas da Amazônia, às 9h.

Às 15h, inicia a mesa redonda Fontes para a história das práticas educativas não escolares na Amazônia, com a participação do doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Tony Leão da Costa e da doutora em Educação pela PUC-SP Maria Betânia Barbosa Albuquerque. Logo em seguida, às 17h, a conferência de encerramento terá o professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA), José Maia Bezerra Neto, com a palestra Arquivo Público do Estado do Pará e a História da Educação na Amazônia. O seminário encerra com a apresentação do grupo musical Mulheres do Fim do Mundo.

O Gheda é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do CCSE e está estruturado em duas linhas de pesquisa:História das Instituições Educativas e História dos Processos Educativos Não Escolares na Amazônia. Ambas têm como objetivo o desenvolvimento de pesquisas voltadas para a história das instituições educativas e educação na Amazônia. Inscrições e maiores informações no site do Grupo (www.gheda.com.br).

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely