“Claudio Barradas: Tempo e Teatro” foi o nome escolhido para intitular a obra que faz um apanhado histórico dos primeiros passos do teatro até a atualidade, no Estado do Pará. O livro também homenageia o ator, diretor, autor de peças teatrais e padre, Cláudio Barradas. O lançamento da publicação ocorreu na tarde de ontem (14), na Sala de Recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Amigos de Claudio Barradas e amantes do teatro prestigiaram o evento.
Em 2008, a obra começou a ser minuciosamente escrita pelo professor da Uepa, Homerval Ribeiro Teixeira. O autor destaca que o livro reconhece quem faz parte da história das artes cênicas. “O livro é um resgate. Desde os meus 14 anos conheço o Claudio. Fizemos teatro juntos desde esse tempo. Por isso resolvi prestigiá-lo porque luto pela justiça e o resgate do que é importante. Se ele não é lembrado, eu lembro. O livro também faz um estudo do teatro aqui no Pará, precisamente em Belém.
É a segunda obra que o padre é tido como referência na construção do teatro paraense. Ele se sente gratificado por ser lembrado. “Para muitos eu sou uma parte do teatro. Acredito que não somos autores dos nossos gostos. Eu já nasci para isso. Meu bairro de infância foi muito ligado a esse tipo de cultura. Eu era neto de uma pianista que todo final de semana me levava e tocava em teatro de revista. Eu estava lá o tempo todo. Na escola eu fazia teatro. No seminário que vivi fazia teatro”, ressalta Claudio.
A obra estará disponível para aquisição no CCSE, localizado da travessa Djalma Dutra, na Livraria Rainha dos Corações e Livraria dos Capuchinhos. A média de preço é de R$ 30.
Texto: Renata Paes