História na contemporaneidade abre Seminário na Uepa

Enviado por Fernanda Martins em Qua, 26/10/2016 - 09:56

Iniciou na manhã de ontem, 25, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), o II Seminário de História da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

Com o tema História, Memória e Diversidades na Amazônia, o evento que seguirá até amanhã, 27, reúne historiadores, acadêmicos e pesquisadores, através de mesas de debate que discutem história e educação em diferentes eixos. Na abertura do Seminário, o grupo musical Vivace, vinculado ao Núcleo de Arte e Cultura (Nac) e formado por alunos do curso de música da Uepa cantaram musicas do Rock Nacional relacionadas a temática do evento.

Em seguida, o quarteto formado por Taleessa de Kassia, Eduardo Assis, Adiel Ribeiro e Anderson Sandim, todos alunos do curso de música da Uepa, apresentaram canções da Musica Popular Brasileira ao público presente. O evento encerrou pela manhã com a conferência do professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Pedro Petit, que é natural da Catalunha e é mestre em Historia da América Contemporânea pela Universidad Central de Venezuela.

Na exposição o professor abordou o fazer a história na contemporaneidade, a crise dos paradigmas teóricos que envolvem funcionalismo, estruturalismo e o machismo vulgar, além de ressaltar o compromisso das Universidades Públicas em discutir e pesquisar a história na Amazônia. “O Seminário é importante por socializar o debate e fomentar o interesse entre alunos e professores nas questões que envolvem a história na atualidade”, disse o professor.

Confira aqui o folder com a programação do evento.

Texto: Rafael Dias