Hospital Regional de Santarém amplia vagas de residência médica

Enviado por Ize Sena em Qui, 12/02/2015 - 00:00

Menos de um ano depois de receber o título de Hospital de Ensino e Pesquisa, por meio da Portaria Interministerial nº 1.214, dos ministérios da Saúde e da Educação, o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), administrado pela Pró-Saúde, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), consolida-se como centro de aperfeiçoamento profissional da área da saúde no interior do Estado.

O hospital recebe, em média, 300 acadêmicos por mês das cinco maiores universidades de Santarém, além dos residentes médicos e multiprofissionais aprovados pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Além de prestar assistência de média e alta complexidade, o Hospital Regional do Baixo Amazonas contribui para reduzir a escassez de profissionais no interior.

Neste ano, a Uepa abriu 20 vagas de residência médica, em anestesiologia, cancerologia clínica, cancerologia cirúrgica, clínica geral, clínica médica, medicina da família, medicina intensiva. As atividades no hospital se iniciam em março. Estão em andamento no HRBA as residências em cirurgia geral, medicina da família e ortopedia e traumatologia. A partir deste ano, entram no programa as áreas de pediatria, clínica médica, cirurgia videolaparoscópica, anestesiologia e cancerologia clínica. Foram abertas, também, 14 vagas para a residência em atenção integral em ortopedia e traumatologia.

Para gerenciar as rotinas do programa de residência, o HRBA tem uma Diretoria de Ensino e Pesquisa, responsável pela recepção dos alunos de três universidades privadas e duas públicas, a Uepa e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Recepção -  Na última segunda-feira, 9, o HRBA iniciou o processo de integração de novos acadêmicos, com palestras nas universidades. Funcionários do hospital repassam informações sobre normas, diretrizes e rotinas. “São informações relevantes sobre o combate da infecção hospitalar, acidente com instrumento perfurocortante, orientações sobre segurança no trabalho e identificação para ingresso no hospital”, informa a pedagoga Claudiléia Pereira Galvão, do hospital.

A recepção dos estudantes começou nas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), com os acadêmicos de enfermagem e serviço social. Nesta terça-feira, 10, é feita a integração dos acadêmicos de enfermagem, educação física e medicina da Uepa, e naesta quinta-feira, 12, será a vez dos alunos dos acadêmicos de enfermagem, radiologia, administração, farmácia, psicologia e pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior.

O programa será retomado no dia 9 de março, quando serão integrados acadêmicos do curso de farmácia da Ufopa. No mesmo dia serão integrados os acadêmicos de serviço social da Universidade Luterana do Brasil.

Texto: Nélio Palheta - Secretaria de EStado de Comunicação do Pará
Edição: Janine Bargas