I Cienex começa hoje com programação diversa nos campi Uepa

Enviado por Fernanda Martins em Dom, 20/11/2016 - 08:07

Inicia nesta segunda-feira, 21 de novembro, o I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (Cienex). Com o tema “Ciência, Poder e Responsabilidade”, o congresso é fruto de uma parceria entre diversas Instituições de Ensino públicas do Pará e busca dar visibilidade aos projetos de ensino e extensão fomentados por elas. A cerimônia de abertura será na Universidade do Estado do Pará (Uepa), às 18h, no auditório Paulo Freire integrada ao IV Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares, organizado pelo Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps) da Uepa. A programação de estende até o 25.

Os interessados em participar do Encontro devem comparecer no auditório a partir das 16h para efetuar seu credenciamento. Durante os dias de Cienex na Uepa, serão apresentados também o II Encontro Pibid/Uepa, Semanas Acadêmicas, Rodas de Conversa, Sessão de Pôsteres, Comunicação Oral, Uepa nas Comunidades - prestação de serviços à comunidade no Ver-o-Peso - e programação cultural em alguns Campi da interiorização, além do CCSE, CCNT e CCBS, conforme programação divulgada nas redes sociais.

O II Encontro de Iniciação à Docência Pibid-Uepa ocorrerá em Belém, no Campus V (Centro de Ciências Naturais e Tecnologia - CCNT) da Uepa, nos dias 23 e 24 de novembro, tendo como tema central “Universidade e Escola: experiências, caminhos e desafios para formação de professores no contexto amazônico”. Os participantes apresentarão sua produção acadêmico-científica na modalidade Pôster. A submissão de propostas foi restrita a coordenadores de subprojetos, professores-supervisores e a discentes participantes do Pibid-Uepa.

Os demais campi da Uepa também terão atividades referentes ao I Cienex. O I Encontro de Ciências Naturais e Tecnologia no Arquipélago do Marajó (Enctam) traz o tema “Ciência e Desenvolvimento Tecnológico” e se realiza no campus de Salvaterra, entre os dias 22 e 24, na biblioteca Dalcídio Jurandir. As inscrições ainda estão abertas e o investimento é de R$ 15 para as palestras e R$ 20 para minicursos. O evento tem como objetivo incentivar alunos de todas as Instituições que atuam no Marajó ao caminho da pesquisa em Ciências Naturais, visando o desenvolvimento científico e tecnológico nos munícipios que compõem o arquipélago. A programação completa está disponível na página do Facebook dedicada ao Enctam.

O I Cienex é uma parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Pará (IFPA). As instituições parceiras objetivam avaliar as produções acadêmicas, ampliar a visibilidade internamente e externamente dos trabalhos produzidos dentro das Universidades, coletar informações sobre o desenvolvimento das ações de ensino e de extensão, entre outros.

Confira aqui os trabalhos aprovados para o  II Encontro de Iniciação à Docência Pibid-Uepa

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely