Ícone da guitarrada encerra Semana Acadêmica do CCSE

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 15/09/2017 - 11:21

A XXII Semana Acadêmica do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), encerrou hoje, 15 de setembro, em ritmo de guitarrada. O evento teve a participação de Mestre Solano embalando alunos e servidores com sua sonoridade que representa o melhor da Amazônia. O Barracão Cultural teve ainda a apresentação de Mestre Cláudio e o Coletivo Carimbó.

Mestre Solano nasceu em Abaetetuba e leva sua inconfundível Gibson vermelha a todo o País com sua bagagem musical lastreada pela guitarrada, misturando ritmos como a lambada, o carimbó, o brega e alguns latinos, como a cumbia e o merengue.

A Semana Acadêmica deste ano teve como tema “O que será amanhã? Escola, Universidade e Cidadania” e ofertou programação gratuita para estudantes e docentes. O evento também trouxe aos participantes uma exposição fotográfica e pinturas em quadros, feitos por alunos do campus de Paragominas, em parceria com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC). A mostra teve origem a partir de duas disciplinas do curso de Design: Linguagem Visual e História da Arte. A apresentação fotográfica, intitulada Ões – Percepções traz um olhar diferente sobre percepções da linguagem visual, como o ponto, a linha e a ilusão de ótica.

Já as pinturas trouxeram como tema [Re] leituras, expondo Monalisa, de Leonardo da Vinci. “Essa releitura, exibe a obra Monalisa da arte contemporânea, expressionista, pop-art e arte brasileira. A intensão é trabalhar os aspectos da interdisciplinaridade, gerar um caminho entre as áreas da educação e do design, e como ele pode contribuir na formação de educação no campo da visualidade, que é o que nós trabalhamos”, explicou o professor Thiago Azevedo, curso de Design em Paragominas.

Para o vice-diretor do CCSE, Jairo Nascimento, o evento superou as expectativas. "O resultado foi excepcional em todos os sentidos. As discussões que nos propomos foram produtivas, tivemos cerca de 1.800 inscritos distribuídos em 34 minicursos, mais de 30 comunicações orais, 27 exibições de pôsters, além das mesas-redondas, palestras e a mesa de abertura", avaliou.

Texto: Ascom Uepa

Foto: Nailana Thiely