II Encontro do Pibid inicia discutindo a atual fase do Programa

Enviado por Fernanda Martins em Qui, 24/11/2016 - 08:22

Integrando a programação do I Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (CIENCEX), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) iniciou na manhã de hoje, 23, o II Encontro de Iniciação à Docência Pibid, realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA) e Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Com o tema Universidade e Escola: experiências, caminhos e desafios para formação de professores no contexto amazônico, a palestra inicial do evento debateu “O Pibid frente ao atual contexto de crise política, econômica e social do Brasil”. O debate reuniu representantes do Pibid dentro das Instituições de ensino participantes do encontro, que falaram sobre os desafios do Programa como política pública diante deste momento do país e seus desdobramentos para a formação e valorização do magistério no contexto brasileiro e amazônico.

A coordenadora institucional do Pibid na UFPA, professora Marilena Loureiro, deu início a discussão falando do Programa como um princípio de gestão. “O Pibid exercita o diálogo entre professores e alunos acerca de sua formação e das dificuldades encontradas em cada curso. A UFPA ressalta a importância do Pibid, visto que ele gera resultados impagáveis para educação básica do Brasil”, disse a coordenadora.

Em seguida, o coordenador institucional do Pibid no IFPA, professor Raimundo Otoni Melo, abordou o contexto histórico do Programa. “A crise afetou vários programas do Governo, porém o Pibid foi o mais prejudicado. Precisamos ampliar a defesa para a permanência do Programa, pois ele além de formar professores, forma também sujeitos sociais melhores”, explicou.

Já a professora Larissa Saito, coordenadora institucional do Pibid na UFRA, mostrou a atuação do Programa dentro da Universidade. “O único curso em que o Pibid atua na UFRA é o de computação, onde nele existem subprojetos de aprendizagem em redes e inclusão digital, diretamente ligados ao futuro da educação. O Pibid aproxima não só a Universidade das escolas como contribui para a formação ética dos alunos”, contou a professora.

Finalizando a discussão da mesa, o coordenador institucional do Pibid na Uepa, professor Sergio Moraes Corrêa, falou sobre o contexto político geral do país envolvendo a educação. “As reformas que estão acontecendo vão na contramão do desenvolvimento. O país segue com uma grande desigualdade estrutural e a educação está junto a isso. Infelizmente, o Pibid sofreu uma pena enorme após o ajuste fiscal feito no início de 2015 e precisamos mostrar a sua importância”, concluiu o professor.

Toda a programação está ocorrendo no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Uepa. O II Encontro, que encerra amanhã, 24, ainda terá outras mesas de debate, sessões de pôsteres com apresentações de trabalhos e programações culturais.

O aluno do Pibid/Uepa, do curso de matemática em Igarapé-Açu, Elton Silva, revelou que “como aluno do Pibid, é importante socializar as nossas práticas nesse evento e buscar melhorias para o Programa. Acredito que os trabalhos que nós desenvolvemos nesse projeto mostram a importância que ele tem para a sociedade”.

Texto: Rafael Dias

Foto: Nailana Thiely