II Forgrad debate os desafios da educação superior

Enviado por Daniel Leite em Qua, 27/11/2019 - 08:00

Neste segundo semestre de 2019, começaram a circular as primeiras informações sobre o projeto de cortes, em torno de R$ 7,4 bilhões, das instituições de ensino superior e programas educacionais. O cenário coloca em evidencia o sucateamento e desmonte das universidades brasileiras, além do estímulo a captação de recurso no setor privado para reduzir o investimento público em pesquisa e formação de profissionais.

Segundo pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 1966, o Brasil tinha 185 mil universitários numa população de 90 milhões: um universitário para cada 518 indivíduos. Atualmente, são oito milhões de estudantes numa população de, aproximadamente, 204 milhões de pessoas, e a proporção é de um estudante de ensino superior para cada 25 cidadãos. E nesse período, o povo brasileiro passou a enxergar o ensino superior com outro olhar, após a busca por adentrar os espaços das instituições de nível superior conforme aponta a pesquisa.

Nesse contexto, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), promoveu o II Fórum de Graduação (Forgrad) na última terça-feira, 26 de novembro, no auditório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com o tema central Educação Superior e Desafios Contemporâneos. A proposta foi debater questões relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. “O Forgrad é um fórum de debate permanente com o objetivo de ser um espaço democrático sobre temas contemporâneos, a partir do quadro atual da educação de nível superior, pensando questões relacionadas a projetos pedagógicos que estimulem uma formação continuada dos docentes e discentes”, comentou a pró-reitora de Graduação e coordenadora do evento, Ana da Conceição Oliveira.

Além de Ana Conceição, também estiveram presentes a cerimônia oficial de abertura, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato da Costa Teixeira; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Anderson Maia; e a diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), Eliane Coutinho. Além disso, uma mesa-redonda discutiu o tema “Curricularização da extensão”, e uma conferência abordou a "Resolução 02/2015 do Conselho Nacional e Educação (CNE)".

“Após reunião em Brasília, no Encontro Nacional de Pró-Reitores, ficou claro que as IES brasileiras tem que se unir para encontrar soluções para o cenário da educação de nível superior do país, portanto, o II Forgrad é um evento que busca discutir os caminhos para o futuro da graduação na Uepa”, afirmou o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, Renato da Costa Teixeira.

A garantia da qualidade do ensino de graduação nas Instituições de Nível Superior (IES) se estabelece como um desafio associado à pesquisa e à extensão. Dessa maneira, o II Fórum de Graduação da Uepa constitui um espaço democrático e plural na consolidação de uma agenda permanente de debates institucionais pertinentes a comunidade gestora e acadêmica com o intuito de manter o intercâmbio de ideias, experiências e informações, e articular ações conjuntas para propor políticas de ensino e avaliação institucional assertivas dentro a Universidade.

“O evento é de extrema importância para todas as graduações da Uepa, pois é um espaço aberto para apontar pontos que devem ser abordados para o aprimoramento dos cursos e assim mostrar como uma instituição pública de ensino superior pode evoluir mesmo em contextos não favoráveis como o observado no cenário político atual”, ponderou a discente da graduação em Letras da Uepa, Wendy dos Santos Gonçalves.

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely