II Simpósio de Geografia Agrária trata das lutas do campo

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 02/05/2016 - 13:31

Problemas relacionados à distribuição desigual de terras têm desencadeado há anos conflitos no meio rural. Segundo dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT), o Pará registrou 645 mortes por conflitos no campo entre 1985 e 2013. De 4 a 6 de maio, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) sedia o II Simpósio de Geografia Agrária - Os "Nós" da Questão Agrária  na Amazônia – Diversidade, Disputas e Resistências. A programação coloca em debate a territorialização, lutas sociais e projetos voltados ao campo.

Foram convidados para o debate representantes quilombolas, do Movimento Sem Terra (MST), Movimento Xingu Vivo, professores da Uepa e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A programação inclui mesas redondas, realizadas no Auditório Paulo Freire, e apresentações de trabalhos, nas salas de aula do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na rua do Una, bairro do Telégrafo.

O credenciamento dos participantes ocorrerá a partir das 14h.  A participação é garantida mediante inscrição online, por meio de preenchimento do formulário e depósito bancário até um dia antes do início do evento, 3 de maio. O comprovante de depósito e o formulário preenchido com os dados deverão ser enviados a iisimposiodegeografiaagraria@gmail.com

Em 4 de maio, as inscrições serão realizadas no campus I. O investimento para os estudantes de graduação é de R$30; estudantes de pós-graduação R$40; e profissionais R$ 60.

Professores e alunos interessados em apresentar trabalhos, poderão enviá-los para avaliação até 3 de maio, para o mesmo e-mail das inscrições.

PROGRAMAÇÃO

A conferência de abertura será às 18h, no Auditório do CCSE, proferida pela professora doutora da Universidade de São Paulo (USP), Larissa Mies Bombardi. Ela irá apresentar uma reflexão acerca dos agrotóxicos como componentes específicos da questão agrária na Amazônia.

O Grupo de Pesquisa Territorialização Camponesa na Amazônia (GPTECA) da Uepa é o responsável pelo evento. Após a conferência de abertura haverá coffee break com o lançamento do livro produzido pelo GPTECA,  Os 'nós' da questão agrária é o nome da obra, que consiste em uma compilação dos artigos apresentados no I Simpósio de Geografia Agrária.

No decorrer das programações do Seminário, haverá ainda o lançamento do livro Do posseiro ao Sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará, do doutor em História e professor da Uepa em Marabá, Airton dos Reis Pereira. A obra foi indicada pelo programa de pós-graduação em História da UFPE para concorrer ao Prêmio da Capes 2014 e foi publicada pela Editora da Universidade de Pernambuco.

“ Ele trás uma reflexão sobre a violação dos direitos humanos. Um trabalho que retrata os conflitos agrários e a violência no campo, que coloca em relevância toda a luta dos trabalhadores rurais na região pela posse da terra. É um trabalho que tem uma reflexão teórica e metodológica muito apurada, que é considerado por alguns autores  como uma história etnográfica. Trabalho com um referencial teórico recente”, diz o autor, Airton Pereira.

Outro livro a ser lançado durante o Simpósio será Terra de revolta, de Ana Renata Pantoja, do Instituto Federal do Pará (IFPA). A produção acadêmica faz reflexões em torno do movimento da Cabanagem e a participação dos camponeses no município de Acará, no Pará.

De acordo com o doutor em Geografia e membro do GPTECA, Fabiano de Oliveira Bringel, o tema central do evento Os "Nós" da Questão Agrária na Amazônia – Diversidade, Disputas e Resistências, faz referência aos envolvidos nas questões agrárias.

‘’O 'Nós' faz referência a uma metáfora entre os sujeitos sociais envolvidos na questão agrária e as diversidades que se apresentam em relação à pessoa agrária, que acabam num processo de disputa, como uma metáfora com os elementos que atravancam a relação entre os indivíduos envolvidos na disputa pela terra e pelos recursos naturais existentes hoje na Amazônia como floresta, água, oxigênio, o próprio ar”, diz Fabiano Bringel.

Na área de convivência do CCSE, haverá uma feira de produtos com alimentos frescos e recentemente colhidos da terra pelos próprios trabalhadores do campo, que estarão presentes no Simpósio. Os alimentos, sem agrotóxicos e altamente nutritivos, como o milho, feijão, mandioca e variadas hortaliças serão comercializados para incentivo a alimentação saudável e ajuda financeiramente aos trabalhadores. A programação encerra no dia 6, às 18h, com show de banda, voz e violão.

SERVIÇO:

II Simpósio de Geografia Agrária - Os "Nós" da Questão Agrária  na Amazônia – Diversidade, Disputas e Resistências

Data: 4( 18h as 20h)/  5 (  9h as 18h) / 6 ( 8h30 as 18h) de maio

Local: CCSE- travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo