III Escola de Inverno abre inscrições para 14 minicursos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 12/01/2017 - 15:25
Começa em 23 de janeiro e vai até 27 do mesmo mês, a III Escola de Inverno, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa).  A programação almeja compartilhar com a sociedade os conhecimentos produzidos dentro da Instituição, na perspectiva de melhorar os indicadores sociais, econômicos, ambientais  e culturais. São 14 minicursos ofertados gratuitamente. Cinco a mais que na edição do ano passado.

A programação é aberta ao público em geral. As inscrições se iniciaram ontem (11) e seguem até 19 de janeiro. As inscrições deverão ser realizadas de 9h as 17h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Uepa, localizada no CCNT, na travessa Enéas Pinheiro, bairro do Marco, em Belém.

Cada pessoa poderá escolher até três minicurso. As vagas serão preenchidas preferencialmente pelo perfil e formação acadêmica do candidato em relação ao minicurso escolhido. As inscrições homologadas serão divulgadas na Secretaria do Mestrado e no site da Uepa, em 20 de janeiro. A certificação de participação com carga horária será obtida mediante 100% de frequência.

Ministrados por professor e pós-graduandos do PPGCA, os minicursos abordarão as seguintes temáticas: Introdução à Classe Insecta: Biodiversidade, Meio-Ambiente, Evolução e Taxonomia; Insetos Bioindicadores de Qualidade Ambiental; Homem e Meio Ambiente: Ação antrópica causando aumento da transmissão de doenças parasitárias; Experimentação Científica Escolar: Uma ferramenta para o Ensino de Ciências; Coleções Botânicas: Conhecimento e Valorização da Biodiversidade Amazônica; O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta na Amazônia; Manejando a planta e o homem: os bacurizeiros do Nordeste Paraense e Ilha do Marajó; Elementos de avaliação econômico-financeira de projetos agroflorestais; Moluscos bivalves e crustáceos em Área de Preservação Ambiental e Reserva Extrativista do Pará; Mineração de Dados com o Software Livre Orange Data Mining; Aplicação da ferramenta SURFER; Análise e Avaliação de impactos  socioambientais  da  favelização  sobre  as cidades  na Amazônia; e Etnoconhecimento,  direitos  socioambientais  e  a  pesquisa  cientifica  em  Unidades  de Conservação.

Confira aqui os detalhes da programação

III ESCOLA DE INVERNO
PERÍODO: 23 A 27/01
INSCRIÇÕES: 11 a 19/ 01
LOCAL: Secretaria do PPGCA – 9h as 17h – CCNT – travessa Enéas Pinheiro, Bairro do Marco, em Belém.

Texto: Renata Paes
Foto: Arquivo Ascom