III Expociência exibe trabalhos lúdicos de física, química e biologia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 10/12/2015 - 17:45

Um labirinto elétrico composto por interruptor, mini transformador de 12 Volts, lâmpada, alto-falante e um caminho revestido por fio de cobre. O desafio é: passar uma argola por todo o fio sem encostar um no outro. Qualquer tipo de contato dispara automaticamente efeitos sonoros e luminosos. O exercício é um genuíno teste de coordenação motora e conhecimento sobre energia elétrica e está para apreciação do público na III Expociência, no campus I, da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

As autoras do experimento são as acadêmicas do quinto semestre de Pedagogia da Uepa, Layla Kelly de Oliveira, 22, e Joana Naiara Nascimento, 21. O trabalho foi feito com os estudantes do 5° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Joaquim Silva, no município de Santa Isabel do Pará.

Joana Naiara conta que a finalidade do projeto foi ensinar aos estudantes os tipos de energias existentes e como reduzir os gastos. “ Perguntamos o que eles sabiam de energia elétrica. Introduzimos novos conhecimentos como energia sonora e luminosa, como funciona a distribuição de energia e como economizá-la”, explica ela.

Caixas de sapatos, canos, fios de náilon e garrafas pets viraram instrumentos musicais nas mãos dos alunos do 1° ano do Ensino Fundamental do Sistema Educacional Evangélico Logos. O projeto surgiu das acadêmicas de Pedagogia, Mayara Suany Souza da Silva, 21, e Carla Fernanda Monteiro Soares, 22. Elas quiseram ensiná-los a fazer arte com materiais, em geral, jogados fora.

Além disso, para Mayara Suany, a principal proposta da atividade lúdica foi transformar crianças em adultos ativamente conscientes sobre a urgência em cuidar do meio ambiente. “ Queríamos levar a eles desde cedo a conscientização do lixo jogado na natureza e o que ele provoca”, ressalta.

A III Expociência reúne mais de 15 trabalhos idealizados por alunos do quinto semestre de Pedagogia da Uepa e produzidos em sala de aula com crianças do ensino fundamental, de escolas particulares e públicas. Os experimentos envolvem conhecimentos em Física, Química e Biologia.

Os trabalhos ficam em exposição até às 22h desta quinta-feira, 10 de dezembro, no Espaço de Convivência do Bloco VI, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo.

Texto: Renata Paes
Fotos: Renata Pinto