III Festival de Música premia vencedores

Enviado por Ize Sena em Sex, 15/04/2016 - 10:18
O primeiro lugar do III Festival de Música da Universidade do Estado do Pará (Femuepa) foi para a música Contra Veneno, escrita pelo compositor Eduardo Neves, interpretada por Pedro Viana, com arranjo musical de Leandro Dias. A canção também foi vencedora com o título de Melhor Interpretação e Melhor Arranjo Musical. O segundo lugar ficou com a música Vida Querida, de Jorge Andrade, interpretada por Marcelo Sirotheau . Com Amor Eterno, Fábio Fonseca conquistou o terceiro lugar.

O intérprete Pedro Viana, 40 anos, se emocionou pela conquista. “Sucesso total. Estou muito feliz por ter tido o privilégio de defender uma música tão bem feita”, ressaltou. O compositor, Eduardo Neves, 52 anos, conta que a inspiração da letra veio assim que recebeu o arranjo musical do amigo, Leandro Dias. “Eu ouvi a melodia e trabalhei nela. A música fala dessa relação conturbada no amor. Trata da relação de um casal.  Aquela história de que o que é proibido é mais gostoso”, destaca ele.

Entre os dez jurados da noite estava o músico consagrado nacionalmente e professor universitário, Alcir Guimarães. Para ele, manter a qualidade na apresentação foi requisito fundamental para levar a premiação. “Percebemos na semifinal candidatos muito contidos. Orientamos para que eles se soltassem mais. Vi na passagem de som que muitos fizeram isso. Foi preciso viver mais a música. Viver mais a interpretação”, frisou.

O primeiro lugar levou para casa um teclado; o segundo, um violão elétrico; o terceiro, uma câmera fotográfica. Todos terão a música gravada em estúdio e receberão certificado da Uepa. Os premiados com título de Melhor Intérprete e de Melhor Arranjo receberam certificação da Universidade.

Para a terceira edição do Femuepa houve 45 inscritos, que enviaram letra e composição musical originais, avaliadas por uma comissão interna.  Vinte e quatro composições foram selecionadas para a semifinal. Delas, apenas 12 chegaram na final. Os gêneros das canções passaram pelo rock, MPB e misturas de música popular com ritmos regionais.

O objetivo do Festival, realizado no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo, foi o de incentivar a produção artística autoral em âmbito local, dando oportunidade aos compositores e intérpretes oriundos não só da Instituição, mas da comunidade em geral.

Texto: Renata Paes
Fotos: Nailana Thiely