Com a missão de divulgar resultados dos projetos de Extensão da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Pró-reitoria de Extensão (Proex) apresenta esta semana seu III Fórum de Extensão. O evento ocorrerá nos dias 21 e 22, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (UEAFTO), no Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS), na travessa Perebebui esquina com a avenida Almirante Barroso. Com o tema “Universidade e Sociedade: a extensão universitária atuando no desenvolvimento do Estado do Pará”, o Fórum será uma oportunidade de debate e integração para a comunidade científica paraense.
O Fórum de Extensão é bienal e busca dar visibilidade aos projetos de extensão universitária nas áreas de atuação da Uepa – saúde, educação, tecnologia e meio ambiente. “Buscamos agregar os trabalhos que finalizaram nesse semestre, para que eles pudessem ser divulgados e seus resultados compartilhados com a sociedade”, explicou a pró-reitora de extensão, Mariane Franco. O evento reúne a produção científica de programas desenvolvidos com apoio da Proex e o tema deste ano foi escolhido considerando a necessidade da oferta de atendimentos gratuitos nestas áreas. Todos os trabalhos apresentados no Fórum tiveram ações realizadas periodicamente em Belém e nos municípios do interior onde há presença da Instituição.
O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, será o conferencista da abertura do Fórum, prevista para as 17h, e apresentará à sociedade os indicadores de extensão na conjuntura social e na Uepa. Logo em seguida, haverá o lançamento da quinta edição da revista Multiplicações e a entrega de prêmios para os projetos de maior destaque entre os inscritos. A quinta-feira (22), será toda dedicada à exposição dos projetos, entre eles o Ciência Itinerante, que leva parte do Centro de Ciências e Planetário da Uepa até as escolas, e o uso de órteses e adaptações de baixo custo para pacientes com sequelas da hanseníase, sob a ótica da Terapia Ocupacional.
Ao todo, 55 projetos foram pré-selecionados para apresentação, um aumento de 10% em relação à última edição do Fórum, demonstrando a expansão da própria Universidade. “Gostaria de convidar todos para compartilhar deste momento de homenagem às pessoas que trabalharam nesses projetos e também conferir a produção dos nossos colegas”, convocou a pró-reitora. O Fórum funciona ainda como uma prévia do que será levado pela Instituição ao Congresso Interinstitucional de Ensino e Extensão (I Cianex), programado para o período de 21 a 23 de novembro, nas dependências da Universidade federal do Pará. As inscrições de trabalhos para o Cianex seguem abertas até o dia 30 de setembro.
Texto: Fernanda Martins
Foto: Nailana Thiely