Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visita a Uepa

Enviado por Guaciara Freitas em Ter, 21/09/2021 - 15:31
"O Círio pode ser diferente, mas é sempre fervoroso. Círio de oração pelos que partiram. Círio de agradecimento pelos que foram curados. O Círio nos traz muitas razões para ser o melhor e maior de todos os tempos". Com essa reflexão o diácono Onildo Botelho iniciou  a celebração que marcou a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na manhã desta terça-feira, 21.  
 
Desde o momento de chegada da imagem, a emoção era visível nos rostos ainda parcialmente cobertos pelas máscaras, necessárias como parte do protocolo de biosegurança em razão da pandemia de Covid-19. Como ocorre anualmente, desde 2004, a visita da Peregrina, atrai para o pátio da reitoria da Uepa, moradores da vizinhança. E a presença da comunidade foi destacada na fala do reitor Clay Chagas. "Hoje, com certeza, é um momento de extrema felicidade para nós e é uma satisfação vermos a presença da comunidade do entorno dentro da Uepa. Venham sempre!", reassaltou o professor.
 
Na celebração conduzida pelo diácono da Paróquia Jesus Ressuscitado, ele afirmou que a pandemia ainda não acabou e o que o momento exige ainda mais que as pessoas cuidem umas das outras. Ao se dirigir especialmente à comunidade acadêmica, o diácono destacou a importância de cada um fazer a sua parte, para a que a Universidade cumpra a sua missão pública e seja um bom local de trabalho para todas as pessoas. 
 
Durante a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré a apresentação de um repertório musical de canções clássicas da quadra Nazarena foi apresentado pela cantora Laura Santana e o percussionista  Ricardo Sá, convidados pelo Núcleo de Arte e Cultura (Nac) da Uepa. 
 
A vice-reitora, Ilma Pastana, falou de sua devoção à Maria e relatou algumas passagens, que marcaram momento da atual gestão e sinais dados por datas e presentes relacionados à Nossa Senhora. "Maria, passa na frente, pisa na cabeça da serpente e protege a nossa Uepa", pediu, emocionada, professora Ilma. Ela também disse que "temos de agradecer, porque temos emprego nesse momento atual, em que há tantas pessoas desempregadas". E completou: "nós precisamos lembrar de tudo que a gente passou e o tanto que a Uepa pode ajudar as pessoas".  
 
Após a bênção final, o diácono permitiu que os gestores da Uepa levassem a imagem peregrina em uma pequeno translado interno por alguns setores da instituição. Nesse momento, alguns servidores acompanharam o trajeto e puderam carregar as imagem por alguns instantes.
 
Tradição
Maria Eremita da Silva Cordovil, servidora da Uepa há 33 anos, conta que desde a primeira vez que a imagem peregrina visitou a instituição, sempre acompanhou a celebração. "Eu não sou de ir à missa todo domingo, mas sou muito devota de Maria e sempre alcancei todas as graças que pedi para Ela", contou. Já a servidora aposentada Odomarina Rodrigues Ferreira, é conhecida na Uepa, por ser a responsável por organizar uma peregrinação em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Ela, também marcou presença na celebração relizada na reitoria, para renovar sua devoção à Maria. "Eu fui interna em colégio de freiras, não durmo sem rezar o terço e sou muito devota de Nossa Senhora", afirmou.
 
 
Texto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)
 
Fotos: Nailana Thiely (Ascom Uepa)