Implementação do SIGAA criará autonomia na gestão acadêmica

Enviado por Daniel Leite em Qua, 01/05/2019 - 13:02
O Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), atualmente em uso na Universidade do Estado do Pará (Uepa), será substituído pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). A previsão é que essa troca seja efetivada e que a novidade esteja disponível para uso da comunidade acadêmica da Uepa ainda neste mês de maio. O novo sistema é fruto de um contrato entre a Universidade e a empresa ESIG, de Natal, no Rio Grande do Norte. Além do SIGAA será licenciado e implantado na Uepa, o Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH).

O SIGAA possibilita a informatização dos procedimentos da área acadêmica como matrícula online,  histórico digital, atividades da modalidade de Educação à Distância, além da submissão e controle de projetos e bolsas de pesquisa, desenvolvimento informatizado dos programas de pós-graduação, registro da produção acadêmica dos pesquisadores, conferência web e digitalização de documentos da gestão acadêmica.

Todos esses processos dão uma perspectiva nova para a Uepa, no sentido de abolir o uso do papel e assumir as diretrizes de preservação do meio ambiente, um dos propósitos do Programa Uepa Ambiental. Além de estimular novas práticas na evolução acadêmica para discentes, docentes e servidores da instituição.

Para preparar a Universidade para desenvolver uma nova cultura acadêmica de gestão digital, servidores participaram de uma capacitação, no último mês de abril, com um analista de suporte de informática. O treinamento foi realizado nos Centros de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Biológicas e da Saúde (CCBS), Naturais e Tecnologia (CCNT) e nas Diretorias de Desenvolvimento e Ensino (DDE) e de Controle Acadêmico (DCA). "Esse momento está sendo de um novo aprendizado e adaptação ao sistema que está na maioria das universidades federais do Brasil, sendo assim precisamos nos adaptar com a intenção de assumir novos comportamentos que geram uma melhoria de atuação tanto para servidores quanto para alunos e docentes", ponderou o técnico-analista da ESIG que participou da capacitação, Alan César.

O diretor de Serviços de Processamento de Dados, Ítalo Di Paolo, defende que os novos sistemas oferecem uma interface padronizada de acesso aos alunos e geram autonomia da Universidade, com as atuais tendências tecnológicas de integração. "O fortalecimento organizacional que o SIGAA proporciona oferece eficiência das ações da Uepa, por meio da informatização após a efetivação do sistema. Portanto, pensando na sobrevivência da instituição no contexto atual, essa implantação demonstra a responsabilidade da instituição ao investir em tecnologia para oferecer respostas válidas para a sociedade sobre a gestão acadêmica", afirmou.

A grande vantagem da implantação do SIGAA e do SIGRH é a unificação sistêmica que permite o cadastro de informações e arquivos em um único ambiente digitalizado para emissão de relatórios e outros documentos. Esse novo cenário oferecido pelo portal digital de gestão aumenta a agilidade no trabalho das secretarias e das coordenações de cursos.

Os novos sistemas também irão favorecer o diálogo entre discentes e docentes, por meio da Turma Digital, módulo mais utilizado por instituições de nível superior que aderiram ao sistema. Trata-se de um espaço digital propício para a interação entre aluno e professor com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, ao ampliar a sala de aula para um ambiente virtual e, com recursos interativos, expandir a absorção de conhecimento.

"A evolução de ambos os sistemas, SIGAA e SIGRH, caminha junto com as necessidades de cada instituição de ensino superior para a superação das dificuldades, a partir das resoluções necessárias para a unificação do sistema junto à cultura acadêmica de cada contexto", comentou o analista de suporte da ESIG que veio fazer a capacitação da equipe da Uepa, Renato Fonseca.

Sobre o SIGAA
O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) é um sistema de informação corporativo que informatiza os procedimentos da área acadêmica dentro da web. Foi criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a primeira versão do sistema foi implantada no ano de 2006. Desde então é usado por todos os discentes, docentes e servidores técnico-administrativos que apoiam as atividades de ensino. A partir de 2009 começou a ser usado em outras universidades e institutos federais e estatuais, além de escolas técnicas e instituições privadas no território brasileiro e em outros países por meio de convênios de cooperação, que deram início ao que atualmente é chamado de Rede de Cooperação IFES. Atualmente, aproximadamente mais de vinte instituições federais e estudais fazem parte desta rede.

Texto: Daniel Leite
Fotos: Marcello Sarmento