Inaugurado Bloco Saúde do Campus VII

Enviado por Ize Sena em Ter, 31/05/2016 - 14:34
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inaugurou na tarde da última segunda-feira (30), no município de Conceição do Araguaia, o Bloco Saúde Professora Maria Nilza Marques Soares.  O espaço é estruturado por salas de aula, auditório com capacidade para 143 pessoas, banheiros masculino e feminino, Laboratórios de Anatomia Humana, Fisiologia, Semiologia e Semiotécnica, Ciências Naturais, Farmacologia, Informática, Sala de Descontaminação, e Coordenações de Laboratórios.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor da Uepa, Juarez Quaresma; o vice-reitor, Rubens Cardoso; vice-governador do Estado do Pará, Zequinha Marinho; secretário de Estado de Saúde Pública, Victor Manuel Jesus Mateus; representantes da prefeitura; da Câmara de Vereadores de Conceição do Araguaia; professores e alunos do Campus VII.

“Gostaria de agradecer o empenho de toda a comunidade acadêmica que sempre almejou e lutou por esse espaço, principalmente os alunos, e também ao Governo do Estado do Pará, na pessoa do governador que, mesmo em momentos de crise financeira nacional, possibilitou a conclusão das obras. Estou muito feliz por ter dado de presente ao município de Conceição do Araguaia esse novo espaço, junto com a nova UCI (Unidade de Cuidados Intensivos) Pediátrica do Hospital Regional de Conceição, entregue hoje (ontem) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública, justamente no dia do aniversário do município”, ressaltou Juarez Quaresma.

A edificação térrea do Bloco está estruturada em uma área de 798,40 m², ao lado da Biblioteca e próxima à Piscina do campus. O valor do investimento foi de R$ 1.288.543,19. O espaço atende os acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, e Ciências Naturais da Uepa.

“O Bloco já está em pleno funcionamento. A partir desse prédio as possibilidades de formação pedagógica dos alunos vão melhorar, poderemos ampliar as ofertas de cursos, buscar mais professores e pensar em novas graduações”, ressaltou o coordenador do campus, Wanderson Carvalho da Silva, empossado durante a cerimônia de inauguração.

HOMENAGEM

O Bloco Saúde recebe o nome da professora Maria Nilza Marques Soares, em homenagem a docente que atuou no curso de Pedagogia, assim que a Universidade se instalou no município de Conceição do Araguaia.  Maria assumiu a coordenação dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Anos depois, com a experiência adquirida, assumiu a coordenação geral por aproximadamente oito anos.

Ao longo desse processo contribuiu para o crescimento e fortalecimento do campus VII por meio da implantação dos cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia, Letras e o retorno do curso de Educação Física.  A docente é reconhecida pela luta na construção da Universidade no município.

Texto: Renata Paes
Foto: Arquivo pessoal