Inaugurado novo prédio no CCNT

Enviado por Ize Sena em Ter, 20/10/2015 - 17:38

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) inaugurou nesta quarta-feira, 21 de outubro, às 16h30, o novo bloco de laboratórios, salas administrativas, banheiros, recepção e estacionamento, do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), localizado na travessa Enéas Pinheiro, bairro do Marco, Belém.

A inauguração contou com a presença do reitor da Uepa, Juarez Quaresma; do vice-reitor, Rubens Cardoso; do Secretario de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica, Alex Fiúza, representando o Governador do Estado, Simão Jatene; o chefe da Casa Civil, deputado José Megale; a diretora do CCNT, Eliane Coutinho; o vice-diretor do CCNT, Marcio Franck de Figueiredo; além de pró-reitores; coordenadores de cursos; professores, alunos e técnicos-administrativos.

Em discurso, a diretora do CCNT, Eliane Coutinho, destacou que as novas instalações possibilitarão a abertura de cursos. “ A coordenação de Tecnologia e Análise em Desenvolvimento de Sistemas(TADS) ganhou espaço. A turma de TADS não tinha em Belém por falta de salas. A proposta é trazer o curso para cá em 2017. Com as novas instalações também estamos propondo a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) um doutorado em Ciências Ambientais e mestrado em Engenharia de Produção”, diz ela.

O reitor da Uepa, Juarez Quaresma, enfatizou que o prédio se tratava de  um sonho antigo do CCNT, e agora já é realidade. Ele citou outras obras na Universidade, que estão a todo vapor. “Esse é um fruto de ações coletivas do Governo do Estado. Mesmo em meio à crise financeira enfrentada pelo país, temos avançado consideravelmente nas nossas obras. Em ações conjuntas com o Governo, a Uepa está nos retoques finais do prédio de Medicina em Marabá, prédio de Enfermagem em Conceição do Araguaia, prédio administrativo em Igarapé-Açu e retomou as obras do ambulatório do campus II”, frisa.

Em 22 anos de existência da Universidade do Estado do Pará, o secretário Alex Fiúza considera consolidadas as conquistas da Instituição. “ Eu sempre digo que as instituições são seres coletivos e crescem com décadas. A Uepa, ainda que seja nova, tem o reconhecimento que já foi conquistado. A instituição está crescendo e se consolidando”, frisa ele.

Às 16h56, houve o desenlace da faixa da porta de entrada do Bloco B. Em seguida, a placa inaugural foi descerrada e os convidados conheceram o prédio que possui térreo, primeiro e segundo andares, erguidos em uma área de 704,68 m², ao lado do prédio principal do CCNT.

O Bloco B recebe os Laboratórios de Microbiologia e Química, destinados às aulas práticas dos alunos dos cursos de Tecnologia de Alimentos, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Engenharia de Produção. O acadêmico do 6º semestre de Tecnologia de Alimentos, Danillo Videira, 22, se sente animado para as aulas práticas. “ A inauguração, para nós, significa uma satisfação muito grande e um respeito aos alunos e sociedade. Muitos entraram na esperança de poder usar o que há no prédio. Poderemos usufruir e produzir novos trabalhos”, enfatiza.

Os espaços são amplos e ainda contam com  Mini Copa; Sala Refeitório; Sala de Telefonia; Secretaria de Gabinete; Sala de Reunião; Gabinete da Diretoria; Gabinete da Vice-Diretoria; Assessoria de Planejamento; Coordenação Administrativa, entre outros. A professora Gleicy Abdon parabenizou a direção do centro pela conquista. “ Era um prédio esperado por todos. A criação do estacionamento foi algo muito bom para nós, servidores.  Estávamos esperando ansiosos, alegres e felizes por isso”, diz ela.

Texto: Renata Paes
Fotos: Tamara Saré