Que tal um cineminha que promove a solidariedade? Essa foi a proposta do Centro Acadêmico de História (Cahis) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), que trouxe o filme “Infiltrado na Klan”, do diretor Spike Lee, para mais uma edição do cine debate “Cine - Hist”. Nesta edição, os ingressos custam 3 reais ou 1 real mais 1kg de alimento não perecível, todos os fundos arrecadados serão doados às vítimas da tragédia de Brumadinho. O evento ocorrerá no dia 8 de fevereiro, às 17h, na Sala de Videoconferência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).
Esta edição do cine debate foi idealizada pela aluna Francikely Pires, coordenadora de Combate às Opressões do Cahis. “Logo após o que aconteceu em Brumadinho, começamos a arrecadar doações para as vítimas. A exibição do filme será nossa primeira ação social do ano, escolhemos essa obra por que achamos que seria uma boa oportunidade para debater sobre temas socialmente relevantes e ajudar as pessoas”, conta Francikely.
O filme não foi escolhido por acaso, a obra “Infiltrado na Klan” é um filme que aborda assuntos como a luta pela igualdade racial, a violência e a segregação social nos Estados Unidos de forma atemporal. Além disso, o longa concorre à 6 indicações da premiação Oscar de 2019, incluindo os prêmios de Melhor Filme e Melhor Roteiro.
Através do evento, os alunos do Cahis desejam iniciar o ano fazendo o que sabem como ninguém: debater sobre a história. Após a sessão haverá uma discussão coletiva sobre o filme exibido por meio da facilitação da militante do movimento negro de Belém, Camila Borges, que produziu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com o tema História Racial. Haverá emissão de certificado para os participantes.
Serviço
Cine debate apresenta “Infiltrado na Klan”
Data: 08/02/2019
Horário: 17h
Local: Sala de Videoconferência, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)
Endereço: Tv. Djalma Dutra, entre Municipalidade e Rua do Una
Mais informações: https://www.facebook.com/events/2500890893286533/
Texto: Olivia Varela
Foto: Nailana Thiely