Inovação e tecnologia na educação são discutidas no CCNT

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qua, 03/06/2015 - 00:00
As funcionalidades da plataforma Google for Education foram apresentadas em uma palestra ministrada pelo gerente sênior da Google no Brasil, Rodrigo Vale

O futuro da educação com o uso de inovações e tecnologias foi o tema da palestra ministrada pelo gerente sênior da Google no Brasil, o paraense Rodrigo Vale, na última quarta-feira (2), no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A palestra abordou as funcionalidades da plataforma Google for Education, em tradução livre, Google para Educação. A Uepa é a primeira instituição no Norte do país a aderir as funções.

Docs, Drive, Search, Maps e Google Sala de Aula são alguns aplicativos disponíveis no Google para Educação. Eles agilizam a produção de documentos e trabalhos acadêmicos de professores e estudantes por meio da edição de textos em tempo real, áudio, videoconferência e chats.

“Quando a gente entrou na faculdade o professor apresentou essas ferramentas e tem sido muito útil. Por exemplo, ele usa os grupos do Gmail para mandar materiais e isso deixa nosso aprendizado mais ágil”, conta o estudante do 1º semestre do curso de Ciências Naturais – Física da Uepa, Tadeu Barroso.

Essas ferramentas permitem a interação e o trabalho em equipe. Por meio do Docs, por exemplo, é possível construir e revisar um documento juntando informações de pessoas que estão em localidades diferentes. “Você dá tecnologia para libertar as pessoas e quando liberta, elas fazem coisas maravilhosas em benefício da educação”, ressalta Rodrigo Vale.

O gerente sênior da Google afirma ainda que “quando analisamos quais são as competências de uma empresa, falamos em criatividade, trabalho em equipe e resolução de problemas. Então essa plataforma permite trabalhar essas competências”.

As funcionalidades na Uepa

Além de facilitar as atividades acadêmicas, as ferramentas do Google também são usadas na gestão da Universidade. O Sistema de Informações Gerenciais (SIG – Uepa) permite a troca de informações entre os servidores da Universidade. “Com essa plataforma eu não preciso ter os técnicos de informática como intermediários. O poder de decidir e organizar passa para os usuários”, diz o professor e titular da Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD), Ítalo Di Paolo.

O pacote de aplicativos está disponível para docentes, técnico-administrativos, estagiários, bolsistas e alunos de pós-graduação da Universidade. O cadastro dos alunos de graduação está previsto para iniciar em janeiro de 2016. Os servidores que ainda não possuem cadastro devem solicitar à Diretoria de Serviços de Processamento de Dados (DSPD) da instituição, localizada na Rua do Una, nº 156 – Belém, Bairro: Telégrafo.

Texto: Igor Augusto Pereira