Inscrições abertas para intercâmbio no Canadá

Enviado por Dayane Baía em Seg, 27/03/2017 - 15:45

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) abriu edital para seleção de dois discentes da instituição, matriculados em graduações da área de Ciências Humanas, para participar do Programa de Intercâmbio e Mobilidade Internacional com a Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), no Canadá. As inscrições podem ser feitas no período de 27 a 28 de março, somente na forma presencial.

A realização da seleção é da Pró-Reitoria de Graduação e da Coordenadoria de Relações Internacionais, por meio de convênio de cooperação internacional firmado entre a Uepa e a UQAM. Os selecionados devem iniciar a mobilidade acadêmica entre os meses de julho de 2017 e fevereiro de 2018, podendo se inscrever em um ou dois semestres nos programas de estudo da UQAM, em tempo integral.

É de responsabilidade dos candidatos verificarem se os cursos desejados aceitam estudantes de intercâmbio e se as disciplinas são compatíveis com a grade curricular da graduação de origem na Uepa. Mais informações sobre a Universidade de Quebec podem ser conferidas no site da instituição, na sessão Étudiants Étrangers.

Para ser considerado elegível, o candidato deve ser residente e domiciliado em território nacional, ser brasileiro nato ou naturalizado, maior de 18 (dezoito) anos e não ter participado de nenhum programa de mobilidade internacional promovido pela UQAM ou pela UEPA.

Deve ainda estar regularmente matriculado em curso de graduação oferecido pela UEPA; ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou para o 1º e 2º semestres letivos de seu curso; não estar cursando último ano ou os dois últimos semestres de seu curso; e ter coeficiente curricular (CRPL) maior ou igual a 8 (oito). No caso de reprovação em alguma disciplina pertencente à grade curricular do curso de origem na Uepa, o aluno deverá ter obtido aprovação posterior nas disciplinas em que foi reprovado, com nota igual ou superior a 9 (nove).

Os interessados devem apresentar, exclusivamente, no protocolo central da Uepa a ficha de inscrição impressa, acompanhada dos seguintes documentos: identidade (cópia), CPF (cópia), histórico escolar (original) e comprovante de proficiência em francês nos níveis intermediário/avançado, ou equivalente a B2 (segundo o Common European Framework ou Reference for Languages). Os candidatos também precisam preencher a ficha individual do interessado (disponível na área do aluno, no site da Uepa) e o plano de estudos conforme modelo do edital.

O processo de seleção do candidato será conduzido por uma Comissão instituída pela Pró-Reitoria de Graduação e presidida pela Coordenação de Relações Internacionais. A divulgação do resultado preliminar da seleção está prevista para o dia 29/03/2017.

Para conferir o edital completo, clique aqui.

Texto: Dayane Baía

Foto: Michel Brunelle/UQAM