O projeto de extensão Piscicultura Familiar Como Alternativa Socioeconômica realiza nesta quinta, 26, no auditório do campus XX da Universidade do Estado do Pará (Uepa), um workshop sobre temas de inserção da piscicultura familiar em comunidades agrícolas na cidade de Castanhal. A ação, com início marcado para 8h, contará com a participação de palestrantes de diferentes áreas do conhecimento, como Engenharia, Biologia e Sociologia. A atividade é voltada para comunidade agrícola da região e também para a comunidade acadêmica, e recebe inscrições gratuitas que devem ser realizadas exclusivamente de forma on-line.
De acordo com a professora e coordenadora do projeto, Aline Sardinha, a iniciativa pretende disponibilizar para as comunidades agrícolas do município, condições favoráveis para o desenvolvimento da piscicultura na região. "O projeto leva, de forma gratuita, a construção dos tanques, aquisição dos alevinos e ração para o período de quatro a seis meses iniciais da atividade de piscicultura. Será feito o acompanhamento do desenvolvimento dos alevinos, por meio de um projeto de iniciação científica, a fim de averiguar os próximos passos a serem tomados, além da avaliação dos resultados desta primeira etapa, que é a viabilização dos tanques e a criação de peixes", afirma a coordenadora.
O Projeto de Extensão Piscicultura Familiar Como Alternativa Socioeconômica é financiado pelo Banco da Amazônia e desenvolvido pela Uepa com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), com objetivo de entregar tanques para piscicultura na comunidade agrícola do Barreirão, em Castanhal. Com os recursos do projeto, foram construídos quatro tanques de piscicultura, contemplando famílias da Associação dos Microprodutores do Barreirão. A nova fase representa a finalização e entrega dos tanques para criação de peixes.
Serviço:
Data 26/05/2022.
Local: Auditório da Uepa-Campus XX, Rua Pedro Porpino, 1181, Bairro São José, Castanhal/PA.
Horário: 8h às 12h.
Palestrantes
- Darvio Leite - Biólogo
Tema: Piscicultura Alternativa - Segurança Alimentar.
- José Henrique Soares - Sociólogo
Tema: Agricultura Familiar e Organização Social.
- Aline Sardinha - Engenheira Sanitarista
Tema: Importância do patrocínio de projetos extensionistas pelo Banco da Amazônia.
Texto: Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Foto: Guaciara Freitas (Ascom Uepa)