Instituições de todo o país trocam experiências extensionistas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 20/05/2014 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) desenvolverá, até a próxima quinta-feira (22), diversas atividades na programação do 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que ocorre na Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém. Entre as ações da Uepa estão uma mostra dos programas e projetos organizada em um estande, mesas redondas, além da participação dos alunos na programação do evento.
 
Hernandes Silva é estudante do curso de Tecnologia de Alimentos da Uepa, no Campus de Redenção, e veio a Belém em uma caravana de 20 alunos dos municípios de Redenção e de Conceição do Araguaia conferir as atividades do CBEU. “No nosso campus sentimos necessidade da extensão. Estar aqui é poder conhecer as experiências em nível nacional. Nós que estamos no sul do Pará consideramos muito importante, porque nós podemos aprender com as experiências dos outros”, afirmou o aluno.
 
O Instituto Federal de Alagoas (IFAL) também conta com representação no CBEU. Arlene Leão, professora de Educação Física do IFAL, falou sobre o trabalho do Instituto e a presença dos alunos. “Nós que viemos de Alagoas podemos conhecer o que há de mais novo e o que temos que superar. Eu também acredito que temos que registrar a presença dos institutos federais, que desenvolvem inúmeros projetos de extensão e a participação dos alunos. Eles vão apresentar experiências nossas, como o uso de plantas medicinais, atendimento a mulheres com obesidade e paródias nas aulas de biologia”, explicou a professora.
 
Para a pró-reitora de Extensão da Uepa, Marize Duarte, a Universidade cumpre um papel fundamental no fortalecimento da extensão universitária na região. “Esse evento nos possibilita a apresentação das nossas atividades e a incorporação das experiências de todo o país. Além disso, nós, da Uepa, na articulação com a Universidade Federal do Pará e com instituições de todo o país, estamos refletindo sobre extensão”, ressaltou a pró-reitora.
 
Atualmente, a Uepa desenvolve 105 projetos e 16 programas de extensão, oferecendo 324 bolsas extensionistas e 320 bolsas de assistência estudantil.
 
Nesta terça-feira, os visitantes do estante da Uepa, podem conferir os materiais do Centro de Ciências Planetário. Amanhã, estará à mostra o trabalho da Brinquedoteca Joana D’Arc, do Curso de Educação Física, e na próxima quinta-feira (22), às 15h, haverá o lançamento dos Cadernos de Extensão.