A celebração do segundo ano do Instituto Confúcio (IC) na Universidade do Estado Pará (Uepa) será comemorado com uma programação especial na próxima terça-feira, 20 de novembro, em Belém. O evento contará com exibição de fatos marcantes da história do Instituto, demonstração de artes marciais, apresentação de canções chinesas pelos professores. Além disso, o aluno Edinnoronny dos Santos, que foi selecionado para representar o IC na América Latina, no Chile, se apresentará também.
O Instituto chegou a Belém em 2016 como resultado de um convênio entre a Uepa e a Shandong Normal University, da China. Atualmente, o Confúcio oferece o ensino de língua e caligrafia chinesa de forma gratuita para mais de 400 pessoas. O objetivo é difundir o ensino da língua, economia, história e cultura chinesa para os acadêmicos.
A Uepa foi a primeira da Região Norte a receber o Instituto Confúcio. As aulas são ministradas por professores chineses, ligados à Universidade de Shandong. Além disso, os alunos têm a oportunidade de conseguir bolsas de graduação, mestrado, doutorado, intercâmbio entre as instituições.
A comemoração começa as 9h30, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências e Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro Telégrafo.
HISTÓRICO:
O Instituto Confúcio está presente em mais de 100 países. A vinda da Instituição ao Pará partiu da visita feita pelo ex-governador Simão Jatene à China, em 2012, para fortalecer relações comerciais entre o Pará e a potência asiática. Em 2013 a Uepa assinou acordo de cooperação com a Shandong Normal University (SDNU) exatamente com essa finalidade.
Serviço:
Aniversário do Instituto Confúcio
Data: 20 de novembro de 2018
Horário: 9h30
Local: Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências e Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro Telégrafo