Instituto Confúcio celebra o seu 2º aniversário

Enviado por helaine em Qua, 21/11/2018 - 11:07

Na última terça-feira, 20 de novembro, o Instituto Confúcio (IC) na Universidade do Estado Pará (Uepa) celebrou dois anos de atuação. Uma programação especial ocorreu pela manhã no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém. Apresentações de canto, artes marciais e tai shing shu an marcaram o evento, divulgando a cultura e a língua chinesas.

Em 2016, a Uepa foi a primeira Instituição de Ensino Superior da Região Norte a sediar o Instituto Confúcio, que está presente em mais de 100 países. Fruto de um convênio com a Shandong Normal University, da China, o espaço oferta gratuitamente aulas de mandarim e caligrafia chinesa para mais de 400 pessoas.

Com a parceria, além de fortalecer as relações comerciais entre o Pará e a potência asiática, aos alunos abrem-se oportunidades de bolsas de graduação, mestrado, doutorado, além de intercâmbio entre as instituições. As aulas no IC são ministradas por professores chineses, ligados à Universidade de Shandong. “É importante observar que nesses dois anos essa parceria nos abriu diversas oportunidades. Hoje, estamos estudando a possibilidade de institucionalizar uma dupla certificação das graduações, bem como expandir a extensão e a pesquisa da Universidade para outros países, para além do intercâmbio”, disse o professor Rubens Cardoso, reitor da Uepa, durante seu discurso na programação de aniversário do IC.

Na ocasião, o discente da Uepa e cantor lírico Edynnrony dos Santos deu uma amostra da ópera a ser entoada no Chile, no próximo dia 23 de novembro, quando ele irá representar o Brasil na etapa da América Latina do Festival Canção Chinesa. “Essa é será minha primeira competição de canto internacional e a primeira em outra língua. É uma oportunidade única para conhecer outro país, outras culturas... Eu me sinto honrado em representar o Confúcio e a Uepa”, comemorou o estudante. A competição reunirá 10 finalistas de 10 países diferentes.

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Marcello Sarmento