Jogos Internos animam comunidade da Uepa em Marabá

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 21/06/2016 - 13:29
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu de 16 a 18 de junho, os III Jogos Internos do Campus VIII, em Marabá. Os Jogos ocorreram no Campus, na sede do Serviço Social da Indústria (SESI/PA) e no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deusuíta Melo. A atividade envolveu mais de 200 participantes, entre discentes, docentes e técnicos, nas modalidades feminina e masculina de futsal, voleibol, handebol, xadrez, tênis de mesa e, a novidade dessa edição, natação.

Para a coordenadora do Campus, Danielle da Costa, os III Jogos Internos deste ano superaram as edições anteriores, com o número de participantes e com a formação de  novos times. “O envolvimento de toda comunidade acadêmica superou as expectativas. Nosso objetivo maior é a integração e o estímulo à atividade física. Sabemos que o esporte e a atividade física estão entre os elementos que contribuem para a formação e a construção da cidadania sob uma plataforma de valores éticos de solidariedade, cooperação, socialização, respeito às regras sociais, respeito ao próximo  e  de saúde individual”, comenta.

Essa ideia da integração pode ser percebida nas composições dos times que disputaram em algumas modalidades. Uma das equipes vencedoras, as Falsianas, é formada por graduandas de Engrenharia de Produção, Engenharia Florestal, Biomedicina, Medicina e Tecnologia de Alimentos. A acadêmica de Engenharia de Produção, Klivia Alves Pereira, participa todo anos dos jogos e disputou em voleibol, futsal e handebol, como parte das Falsianas. “O fato de eu estar participando dos jogos desde o começo tem a ver com uma paixão de infância, pois sempre gostei de jogar e de esportes. E nos Jogos vê-se de fato uma integração. Por exemplo, o nosso time não é só do meu curso, mas de vários outros. E a gente não se deixa parar de jogar, para não perder esse vínculo de equipe”, afirma a acadêmica.

Também participante dos jogos desde a primeira edição, o acadêmico de Engenharia Florestal, Wellington França Torres, disputou nas modalidades de futsal, handebol e voleibol. O graduando afirma que o evento esportivo é uma ótima iniciativa da Instituição e do Campus. “Como o próprio nome sugere, há integração. Além de eu gostar de praticar esportes, essa é uma forma de integrar os outros cursos. Às vezes ficamos nos nossos âmbitos e não conhecemos os demais cursos. Com esses eventos, passamos a conviver, a conhecer as dificuldades, as coisas particulares e a compartilhar. Há coisas boas, pois esse é um momento de união dos cursos e do Campus, que suspende um pouco a segregação, de cada curso no seu canto. Mudamos preconceitos e percebemos que todos somos Uepa de Marabá, somos todos um só”.

VENCEDORES

Os vencedores de cada modalidade foram anunciados durante o evento e estão na história do pódio desses Jogos da Uepa. No futsal, o primeiro lugar feminino foi do time Falsianas, e o masculino, da equipe Os Melhorzim Dortmund. Na natação, a campeã da modalidade feminina foi Ádria Rodrigues da Silva, e da masculina, foram Paulo Henrique Costa de Souza e Luiz Rodrigo de Souza Papacosta. No voleibol feminino, as campeãs foram também as Falsianas, e o campeão foi a equipe Produção da Tora. No tênis de mesa, os campões foram Alessandra da Silva Mota e o Murilo Marques. No xadrez, os campões foram Karem Santos da Silva e Breno Augusto F. de Sousa. No handebol, os campeões foram as Falsianas e A Tora do Poder, em suas respectivas categorias.

Texto: Sergio Ferreira Junior, com informações da Coordenação do Campus VIII