O Círio é a inspiração da exposição ‘Joias de Nazaré 2017 – Sentidos de Fé’, no Espaço São José Liberto. A mostra foi apresentada nesta quarta-feira, 27 de setembro, e traz peças de estudantes da graduação em Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A exposição segue até o dia 30 de outubro.
Em sua 14º edição, a mostra apresenta pingentes, colares, brincos e outras peças produzidas por designers paraenses. Entre elas estão o resultado dos projetos criados por seis estudantes da Uepa, como o bracelete criado por Vivianne Ferreira Gonçalves.
O esboço ganhou destaque e foi estampado no convite da Exposição. “É muito importante esse reconhecimento, principalmente por ainda estar na graduação. Estou feliz com a oportunidade”, afirmou a acadêmica. A peça dela refere às caminhadas de fé durante as procissões do Círio e da Trasladação e as emoções que os romeiros expressam.
CRIAÇÃO E PRODUÇÃO
De acordo com a coordenadora do curso de Design, Rosângela Gouvea, os projetos nasceram durante o último Workshop Inspiracional ministrado por ela no Polo Joalheiro, em julho. Com o tema “Momentos e Expressões de Fé”, cerca de 30 produtores de joias, lojistas, e estudantes e profissionais da área foram sensibilizados.
A programação incluiu técnicas de criatividade e teoria sobre o Círio e os projetos passaram por avaliação. Os esboços produzidos pelos estudantes da Uepa foram expostos para marcas de joias paraenses. “Os trabalhos feitos por nossos alunos são elogiados no segmento de joias. Além dos estudantes, cerca de dez egressos também tiveram seus projetos selecionados. Para nós é um indicativo de que estamos formando excelentes profissionais na área”, declarou a coordenadora.
As joias entram em processo de produção de acordo com os projetos comercializados e/ou financiados pelos designers autores, mobilizando toda a cadeia produtiva e a rede colaborativa criativa do setor de gemas e joias do estado do Pará, compreendendo os segmentos de designers, ourives, lapidários, cravadores, empresários formais e produtores informais.
A partir da representação de alguns símbolos e objetos do Círio de Nazaré como a corda, a Igreja Santuário e a Catedral de Belém, a berlinda, o manto, a coroa, os promesseiro, as velas, as fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré, foram criadas 80 joias que integram a coleção gerada por 28 designers, sendo 24 profissionais e 04 estudantes de design e produzidas por 22 marcas de joias paraenses, 18 ourives, lapidários prestadores de serviços e 14 empreendedores informais, totalizando o número de 82 empreendedores do setor de gemas e joias paraenses.
Gesto de criação e fé, a produção desta coleção significa sentimento de uma forte emoção individualizada por cada profissional que participou dessa produção joalheira paraense. São processos intangíveis da criação artística por meio do design que expressam devoção a Nossa Senhora, bem como muitas reflexões sobre as relações de arte, fé e cultura.
EXPOSIÇÃO
A exposição Joias de Nazaré/ 2017 “Sentidos de Fé” é uma iniciativa do Governo do Pará e tem como objetivo incrementar a produção joalheira religiosa paraense tendo como inspiração a Festa do Círio de Nazaré. A coleção é produzida por designers e marcas do setor joalheiro local que participam do Programa Polo Joalheiros do Pará, configurando-se como um instrumento de difusão dessa produção local. A mostra também busca contribuir para o fortalecimento do turismo religioso do estado.
SERVIÇO
Exposição Jóias de Nazaré/ 2017 “Sentidos de Fé” vai até o dia 30 de outubro.
Entrada franca.
Terças-feiras aos sábados, das 9h às 18h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h.
7/10 - 9h às 15h.
8/10 - 14h às 18h.
Local: Anfiteatro Coliseu das Artes – Praça Amazonas, s/n – Jurunas.
Texto: Dayane Baía com informações da Ascom do Igama
Foto: Tereza e Aryanne Fotografia