Jornada debate educação e mídia no contexto escolar

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sáb, 15/08/2015 - 00:00
Programação conta com palestra sobre a temática, que ocorre no dia 21 de agosto e será ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Allyson Carvalho

Pela lente do cinema: educação e mídia na escola é o tema da palestra que integra a programação da Jornada Acadêmica do Grupo de Pesquisa Ressignificar: formação e prática pedagógica vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A palestra ocorre no dia 21 de agosto e será ministrada pelo professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Allyson Carvalho.

O objetivo é promover a reflexão sobre a produção, a circulação e o consumo de audiovisual que podem ser utilizados no cenário educativo. Com advento de novas mídias e tecnologia, as escolas têm usado recursos interativos para melhorar a didática com os estudantes. Allyson Carvalho destaca que “trazer os meios de comunicação para dentro da escola, apesar de já ser um avanço, não garante uma didática diferenciada se não experimentar uma nova forma de se apropriar dos saberes que os meios propõem”.

Neste sentido, o pesquisador ressalta que é necessário uma constante reflexão sobre as formas, conteúdos e discursos “para que o ensino seja pela mídia e para a leitura crítica dos discursos midiáticos”. Além disso, Carvalho destaca que o cinema favorece outra forma de expressão e de captação de diversas áreas como “a filosofia, neurociência e pedagogia, que já vem discutido, a luz de suas teorias, os ganhos concretos de aprendizagem”.

O pesquisador também alerta para a não utilização dos recursos midiáticos nas escolas. Segundo ele, “negar as tecnologias na escola é desconsiderar o contexto cultural dos alunos e, por consequência, gera um aprendizado sem significância ao alunado”. Por outro lado, Carvalho afirma que é importante um diálogo com os professores e estudantes porque o suporte e as dinâmicas comunicacionais mudaram ao longo desta década. “Não são os professores que não querem trabalhar com as tecnologias, mas eles ainda não se apropriaram da linguagem a ponto de construir estratégias de ensino a partir delas”, diz Carvalho.

Allyson também ressalta que grandes centros de pesquisa no Brasil e em outros países como Itália e Suíça, “estão se ocupando de pensar o que se considera um avanço sem retorno da lógica educacional” e “Belém é um espaço privilegiado para pensar essa temática em âmbito educacional porque a cidade já tem uma cena interessante de produção cinematográfica, nada mais oportuno”, finaliza o pesquisador.

A jornada

A Jornada Acadêmica do Grupo de Pesquisa Ressignificar ocorre desde 2007 e consiste nas defesas e qualificações dos pós-graduandos e em palestras com pesquisadores de outras universidades do país. A líder do grupo e docente do PPGED, Marta Genu, conta que o objetivo dessa jornada é “ampliar o debate sobre a formação de professores, o cenário político acadêmico no Pará e no Brasil com referências do mundo e socializar a produção do conhecimento do grupo”.

O Ressignificar está cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta com 8 pesquisadores e 23 estudantes. Possui 4 linhas de pesquisa que investigam formação do professor, teorias pedagógicas da educação física, currículo, história e memória e políticas públicas.

Serviço: A Jornada ocorre de 17 a 21 de agosto no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa e no Instituto de Educação (ICED) da Universidade Federal do Pará (UFPA). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na hora do evento. O CCSE fica localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, no bairro do Telégrafo e o ICED fica localizado no Setor Profissional da UFPA, na rua Augusto Corrêa, nº 01, no bairro do Guamá.

Texto: Igor Augusto Pereira