Juventude é foco de seminário do PPGED

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 22/09/2017 - 14:16

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza durante todo o dia de hoje o I Seminário do Grupo de Pesquisa Juventude Educação e Sociabilidades (Jeds). Com o tema Juventude, Educação e Sociablidades: Cenários e Desafios da Pesquisa, o evento busca dar visibilidade às pesquisas realizadas pelo grupo do mesmo nome, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e fomentar o debateA programação ocorre até as 18h na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CSSE).

Durante a mesa de abertura do seminário, o reitor Rubens Cardoso reafirmou o compromisso e apoio da Uepa ao desenvolvimento da pesquisa voltada para a juventude paraense. “A Uepa é signatária do Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos, lançado pelo Governo Federal, que busca incentivar e criação de novas ações e fortalecer as existentes. Nossa gestão está sensível a isso”, disse.

O momento histórico em que o Jeds iniciou sua atuação foi ressaltado pela líder do grupo de pesquisa, professora Lucélia Bassalo. “Iniciamos o credenciamento do grupo no CNPq em 2013 e jamais imaginamos que teríamos este cenário, onde os direitos dos jovens estão ameaçados por diversas reformas, como a do Ensino Médio e a dos gastos públicos. Parar, pensar e reconhecer nossa responsabilidade enquanto educadores e pesquisadores é fundamental”, avaliou.

O vice-diretor do CCSE, Jairo Oliveira, reforçou a mensagem de luta por uma educação melhor para os jovens e por uma melhor compreensão deste público, principalmente na Região Norte. “Este evento revela a pujança do PPGED, que vem mostrar pesquisas relevantes ao público. O jovem está na mira das políticas públicas e o contexto da juventude do Pará e do Norte precisa ser melhor observado”, ressaltou.

Para a coordenador do PPGED, professora Ivanilde Apoluceno, eventos que democratizam a produção do programa para a sociedade são necessários. “O seminário chega para fortalecer a linha de pesquisa e é uma grande contribuição para o PPGED. O tema também merece cada vez mais debates”, concluiu.

O seminário foi pensado como um espaço de diálogo entre pesquisadores e suas experiências de pesquisa (em andamento ou concluídas) sobre juventude em diferentes âmbitos e espaços em que ocorrem os processos educativos no Pará. Vinculado ao PPGED e ao CCSE, o grupo tem desenvolvido, desde 2015, investigações sobre diferentes aspectos educacionais juvenis, relativos aos modos de ser jovem, as suas opiniões, posicionamentos e projetos de futuro. Além de investigação sobre a juventude e seus modos de sociabilidades em ambientes escolares, não escolares e espaços urbanos não institucionalizados.  O Jeds realiza reuniões semanais, onde promove sessões de estudo e oficinas de formação teórica e metodológica.

Texto: Fernanda Martins

Foto: Nailana Thiely