A Liga Acadêmica de Pediatria do Oeste do Pará, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizará, no próximo domingo,5, uma ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), voltada ao público da região. O evento será aberto ao público e ocorrerá na Orla Barão, de Santarém, com início às 16h30. A programação terá a participação de 12 alunos de Medicina da Uepa e objetiva levar informações sobre o autismo, por meio da entrega de folhetos informativos e rodas de conversa, que irão tratar a respeito dos sinais do autismo desde a infância e também abordarão os mitos e verdades do TEA.
Durante o processo de preparação para o evento, todos os alunos fizeram um curso de capacitação com o psicopedagogo Rony Lima, que é referência no acompanhamento de crianças com Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), em Santarém, e com a presidente da Associação TEAs do Tapajós, Suzana Passos.
A Liga
A Liga Acadêmica de Pediatria do Oeste do Pará possui 17 integrantes e objetiva aproximar os estudantes do contexto da Pediatria ao longo de sua formação. “A Liga foi criada em 2014 por acadêmicos de Medicina e, após algumas mudanças no setor de extensão da universidade, foi regularizada em 2022. Confesso que essa era a Liga da qual eu mais sonhava fazer parte, pois a área da Pediatria sempre me atraiu. Ao longo de quase dois anos, pude participar como ligante e também como diretora de mídias da Laped”, conta Amanda Colares, estudante do campus da Uepa em Santarém.
A Laped promove pesquisas científicas, com a publicação de resumos em congressos médicos e a apresentação de trabalhos. Entre as iniciativas desenvolvidas pela Liga também estão a oferta de estágios, tanto no setor pediátrico quanto no neonatal, a promoção de aulas temáticas sobre pediatria, nos formatos presencial e online, e a realização de cursos e ações junto à comunidade.
A convite da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina, a Liga auxilia, anualmente, a realizar a Teddy Bear, conhecida como Hospital do Ursinho. Segundo Amanda, a ação ocorre em escolas, "desenvolvendo atividades com bichinhos de pelúcia para que as crianças percam o medo de serem atendidas por profissionais da saúde”.
Para saber mais sobre as ações promovidas pelo Laped, acompanhe o Instagram @lapeduepastm.
Serviço:
Ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.
Data: 05/02/2023
Horário: 16h30
Local: Orla Barão de Santarém - Av. Tapajós, Aldeia, Santarém - PA
Texto: Murilo Souza e Monique Hadad (Ascom Uepa)
Foto: Liga acadêmica de Pediatria (Laped)