O Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza a décima segunda edição do seu Seminário, nos dias 29 e 30 de novembro. O evento integra o Programa de Pós-Graduação em Educação e vai ocorrer na Sala de Recitais, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a partir das 9h às 18h.
Nesta edição, comemora-se o “Ano Lindanor Celina” em homenagem à escritora paraense que este ano completaria 100 anos. “Nós enquanto Cuma festejamos todo ano algum evento, seja por passagem de aniversário ou obra. Nesse ano decidimos que o tema seria a escritora que está fazendo 100 anos. É uma autora pouco conhecida e pouco divulgada, que não foi dado lugar a ela dentro da Amazônia e dentro da cultura de expressão amazônica. Nosso objetivo é esse, de buscar reconhecimento e dar foco a ela” contou Josebel Akel Fares, líder do Cuma
Lindomar Celina (1917 – 2003) é paraense e nasceu em Castanhal, no Nordeste do Estado. É considerada uma escritora contemporânea e de uma originalidade incomum, além de ser uma romancista de grande porte. Uma de suas obras mais conhecidas é A Menina que vem de Itaiara, que fala de uma cidade do interior paraense onde a personagem principal, menina bem levada, viveu e guardou na memória e no coração as imagens da família, da vizinhança, da meninice, dos costumes, um instantâneo de pessoas, bichos e coisas de Itaiara.
Nesta quarta, a programação inicia pela manhã com a exposição “Janelas abertas para Lindanor”, composta por 14 painéis, que contam a trajetória da escritora paraense, cedidos pela Casa das Artes.
Na tarde do dia 29, a Casa da Atriz apresenta o espetáculo “Lindanor Celina nas estradas do tempo-foi”, às 17h, com Yeyé Porto, no papel da escritora, com direção de Denis Bezerra e Luciana Porto.
Os interessados em participar podem realizar as inscrições gratuitas através do endereço eletrônico: nucleocuma@gmail.com
Serviço:
Seminário do CUMA
Local: Sala de Recitais da UEPA- entrada pela Djalma Dutra.
Data: 29 e 30/11/2017.
Hora:9h às 18h
Confira a programação
Texto: Rachel Oliveira
Foto: Nailana Thiely