Livro investiga as linguagens nas tradições religiosas

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 01/10/2015 - 18:04

 

Pinturas, imagens esculpidas em madeira e mármore, vitrais, indumentárias, cânticos, escrituras e textos sagrados fazem parte do universo de linguagens das tradições religiosas. Além do aspecto textual das religiões, todos os elementos de uma tradição, desde as roupas até as imagens de veneração são consideradas linguagens. Neste sentido, o livro Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares busca entender a relação entre as tradições religiosas e a linguagem, a partir de questões visuais, sociológicas e literárias.

A obra tem participação do pós-doutor em literatura pela Université Paris Ouest Nanterre La Défense e professor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Douglas Rodrigues. O capítulo escrito por ele é voltado para a interpretação dos textos do apóstolo Paulo, Santo Agostinho e Santa Tereza D'avila. O livro é organizado pelo doutor em Teologia pela Universidade de Heidelberg, da Alemanha, Paulo Souza Nogueira.

Cultura visual, teoria literária, estudos culturais, sociologia e hermenêutica são os temas que norteiam as discussões do livro. “A religião se expressa e a linguagem acaba sendo tudo aquilo que a gente pode chamar de morada da religião. Minha parte oferece uma alternativa para lhe dar com os textos da tradição religiosa cristã especificamente, tentando mostrar como a experiência religiosa é transformada em literatura”, conta o professor Douglas Rodrigues.

A obra pretende ser um manual para entender as dimensões linguísticas da religião. “O campo de aplicação de alguns textos recaem sobre a tradição literária cristã. Ou seja, tentam oferecer um referencial teórico para lhe dar com essas dimensões próprias da religião”, ressalta o professor.

Além disso, o livro visa ampliar e sofisticar o debate sobre a religião no Brasil. Para o organizador da obra, Paulo Nogueira, há abordagens que privilegiam a relação da religião com os contextos políticos, sociais e econômicos. “A religião nesse caso é vista como um reflexo de algo anterior e determinante. Na nossa análise, religião é constitutiva e construtora de mundo e de sentido nas comunidades religiosas”, finaliza.

Religião e Linguagem: abordagens teóricas interdisciplinares é uma publicação da editora Paulus e pode ser comprada no site da editora www.paulus.com.br, ou na  loja em Belém. A Paulus fica na rua 28 de Setembro, nº 61, bairro da Campina, em Belém.

Texto: Igor Pereira