O evento ocorre nesta quinta-feira (24), no CCSE, com programação gratuita, no período da manhã, tarde e noite
Contar e ouvir histórias são formas de contribuir com a longa memória cultural da humanidade, que é tecida há milênios pela voz e pela letra. Pensando nisso, o projeto Sentidos da Cultura do Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (Cuma) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove o III Colóquio de Contadores de Histórias com o tema: Por uma poética da voz.
O evento é gratuito e será realizado nesta quinta-feira (24), na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo, no período da manhã até a noite.
O encontro objetiva reunir os Contadores de Histórias de Belém na Universidade para conversar, trocar experiências e debater assuntos importantes relacionados aos trabalhos desenvolvidos por eles. Segundo os organizadores, o Colóquio serve para dar voz a quem tem realizado práticas leitoras, memórias de textos e outras formas disseminadas nos mais diversos espaços da cidade e, que por isso, devem ser compartilhadas.
“As nossas expectativas são as melhores. É importante saber como está o trabalho dos contadores de histórias de Belém, nas escolas, praças, nos hospitais. Nós do Griot nos sentimos responsáveis por esse trabalho que tem o intuito de promover uma troca de ideias, aprendizados e informações”, diz a coordenadora do Griot, professora Renilda Bastos.
O evento conta com palestras, apresentação dos palhaços trovadores, apresentação do grupo Griot, contadores de histórias independentes, cirandeiros da palavra entre outros.
Serviço: O III Colóquio de Contadores de Histórias será realizado gratuitamente amanhã, 24 de setembro, na Sala de Recitais do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa, localizado na travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo.
Mais informações: 4009-9539
Texto: Alberto Dergan
Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa