A parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) promoveu a capacitação de 225 alunos voluntários no uso do e-SUS, sistema virtual do Sistema Único de Saúde (SUS). O treinamento foi encerrado nesta sexta-feira, 6, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto).
A ação para uso do e-SUS é coordenada pela Sesma, com apoio de profissionais da Uepa, tendo à frente a vice-reitora, Ilma Pastana; a vice-diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Simone Beverly, e a docente Ingrid Pimentel. Todos os voluntários que participaram do treinamento são de cursos do CCBS, do Centro de Ciências Sociais e da Educação (CCSE) e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT).
Segundo a representante da Coordenação em Atenção Básica da Sesma e do treinamento, Tamilis Leal, com a ação a Prefeitura visa intensificar o cadastramento no e-SUS. “Nós buscamos com esse treinamento poder melhorar as ações de Atenção Básica na cidade e, portanto, através desse processo virtual de cadastramento aumentar a cobertura do SUS junto à comunidade belenense”, afirmou.
O e-SUS é uma soma de atividades do Ministério da Saúde para aperfeiçoar a gestão da informação no âmbito da Atenção Primária, e assim informatizar os processos documentais dos cadastrados no Sistema Único de Saúde.
Certificação
Para a professora do curso de Enfermagem da Uepa, Ingrid Pimentel, o treinamento funcionou como um projeto de extensão, e vai gerar certificação. “É muito importante nós percebermos a mobilização dos nossos discentes em busca de aprender dentro desse projeto da Sesma, que para nós funciona, também, como uma extensão, além de, ao mesmo tempo, estarem atuando em prol da comunidade da nossa cidade”, ressaltou.
Para a aluna do terceiro semestre do curso de Enfermagem, Neila Moreira, a capacitação promovida pela Sesma poderá somar em sua carreira futuramente, além de possibilitar a prática com o público. “Acredito que minha participação nessa ação da Secretaria irá ser de grande valor daqui a uns anos no meu currículo profissional, além de estar sendo muito bom escutar os profissionais da área da saúde e aprender com eles”, disse Neila Moreira.
Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)