Ana Valérya Pacheco da Silva, 13 anos, conquistou medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A adolescente é paraense e aluna da Fundação Escola Bosque Professor Eidorfe Moreira, situada no distrito de Outeiro. Além da medalha, Valérya garantiu uma visita exclusiva no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), na última terça-feira, 17.
Recepcionada pela diretora do Planetário, professora Acylena Costa, e por professores e monitores, Valérya conheceu todos os espaços do CCPPA, incluindo uma seção na cúpula Kwarahy. Para a diretora, a visita serviu para apresentar o espaço e incentivar a participação de outros jovens a se interessarem pela área da astronomia.
A medalhista definiu a visita ao planetário como “uma experiência maravilhosa”. Apesar de ter bastante afinidade com a astronomia, ela nunca tinha frequentado o Planetário do Pará. “Foi algo novo pra mim e eu espero poder vir mais vezes”, declarou Valérya.
A adolescente falou sobre a participação na Olimpíada que a levou a conquistar a medalha de bronze. “Foi a primeira vez que participei. Antes eu nunca tinha estudado Física e Química. Meu professor de Física me deu muito incentivo, ele me mandava vídeos com aulas explicativas e eu estudava tudo on-line”, relatou.
Segundo a diretora do CCPPA, a visita de Valérya foi gratificante e reanimou os ânimos para uma futura volta gradual das visitas no Planetário. “Receber visitantes depois de tanto tempo nos trouxe a perspectiva de que em breve retornaremos com nossas atividades presenciais”, disse.
Texto: Sandy Brito (Ascom Uepa)
Fotos: Eduardo Santana (CCPPA)