Mestrado CIPE dá início à sexta turma

Enviado por Letícia Aleixo em Sex, 05/04/2019 - 00:00
A Aula Inaugural da sexta turma do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Cirurgia e Pesquisa Experimental (CIPE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) ocorrerá, nesta sexta-feira, dia 5 de abril, de 8h às 22h, no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Instituição, localizado na travessa Perebebuí, nº 2623, bairro do Marco.

Professores e mestrandos de outras turmas do curso recepcionarão os 24 novos pós-graduandos. O coordenador do Laboratório de Bioengenharia do ITA, José Matieli, irá ministrar a Aula, cujo tema é a "Trajetória de Pós- Graduação profissional no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A programação contará ainda com palestras sobre o que é o Mestrado, quais direitos e deveres dos alunos, apresentação de projetos e orientadores do Programa.

O Mestrado CIPE tem como proposta a formação de profissionais inovadores e habilitados a novas tecnologias ligadas ao ensino e a cirurgia. O Programa oferece qualificação Stricto Sensu aos profissionais da saúde ligados às áreas de pesquisa, docência e de serviços de saúde, a fim de contribuir para o conhecimento técnico e científico.

As áreas de concentração da pós-graduação são Cirurgia Experimental e Pesquisa Experimental. O Mestrado se desenvolve em duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de produtos biotecnológicos, modelos experimentais de ensino nas áreas cirúrgicas e afins; e Desenvolvimento de técnicas, tratamentos e prevenção, processos de gestão e bioética nas áreas cirúrgicas e afins.

O pró-reitor de Pesquisa da Uepa, Renato Texeira; a diretora do Centro, Vera Palácios; o coordenador do Programa de Pós-Graduação, Charles Villacorta; e o coordenador nacional dos programas de mestrado profissional da área da medicina pelo Capes, Marcus Vinicius Brito, estarão presentes na Aula.

Texto: Letícia Aleixo
Foto: Nailana Thiely