Mestrado em Ciências Ambientais promove I Escola de Inverno

Enviado por Ize Sena em Qui, 08/01/2015 - 00:00
O evento compreende um conjunto de minicursos voltado ao aprofundamento teórico e acadêmico e à formação complementar aos alunos de graduação e pós-graduação e ao público interessado neste campo de pesquisa. As inscrições podem ser feitas de 12 a 21 de janeiro.

*Atualizado em 15 de janeiro, às 18h50

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promoverá a I Escola de Inverno da Amazônia, de 26 a 30 de janeiro de 2015 no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Trata-se de uma oportunidade de aperfeiçoamento teórico e acadêmico, que compreende um ciclo de minicursos, voltados à formação complementar de estudantes de graduação e pós-graduação e de pessoas interessadas neste campo acadêmico.

Para se inscrever, o estudante interessado deve preencher o Formulário de Inscrição e enviá-lo ao e-mail invernouepa@gmail.com, no período de 12 a 21 de janeiro de 2015. Todas as pessoas inscritas que tiverem, pelo menos, 80% de presença no minicurso escolhido receberão um certificado com a carga horária correspondente. As inscrições são gratuitas.

São ofertados dez minicursos. São eles: Métodos e técnicas para elaboração de projetos de pesquisa; Introdução à gestão da cadeia de suprimentos (SCM); Elementos de avaliação econômico-financeira de projetos Agroflorestais; Entendendo a construção de um laudo pericial em crimes ambientais; O valor econômico dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB);Introdução à mineração de dados; Anáise Florística, Fitossociológica, Cálculos de Índices de Diversidade e Modelos de Abundância; Técnicas e Estratégias Básicas para Redação de Artigo Científico; A Ostreicultura e a Pesca de Caranguejo no Estado do Pará; e Macroinvertebrados Aquáticos: Bioindicadores de Ecossistemas Aquáticos.

Os objetivos são oferecer oportunidade de estudos aos alunos de graduação, pós-graduação e membros da comunidade que desejam ampliar seus conhecimentos no período de férias, permitir maior aproximação entre a comunidade acadêmica e capacitar recursos humanos em assuntos relacionados às Ciências Ambientais, nas perspectivas econômica, social, ambiental e de institucional.

A ideia de criação de uma escola de inverno foi inspirada nas experiências desse tipo de programação já consolidada em outras instituições. Para o coordenador do Programa, Altem Pontes, a escola de inverno cumpre um papel fundamental no exercício da vida acadêmica. “A Escola de Inverno oferecerá oportunidade de estudo no período de férias escolares e isso pode ser um diferencial no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Além disso, o PPGCA tem um compromisso com a sociedade paraense e este evento é uma forma de inserção social deste mestrado.  Espera-se que as atividades oferecidas atendem aos anseios deste público, para que no próximo ano possamos reofertar o evento e termos uma participação cada vez maior”, destaca.

As atividades serão ministradas por pós-graduandos e professores do Programa, no prédio do CCNT, que fica localizando na Travessa Enéas Pinheiro, 2626. No bairro do Marco, em Belém.

Texto: Janine Bargas
Foto: Mácio Ferreira