Mestrado em Ciências Ambientais promove Simpósio

Enviado por Letícia Aleixo em Qui, 12/12/2019 - 20:12

 

O VIII Simpósio de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais na Amazônia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), iniciou ontem, dia 11 dezembro, e segue até dia 13 de dezembro, no Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), o Campus V da Instituição. 

A programação conta com apresentações de pôster e oral, mesa-redonda e programação cultural. O Simpósio obteve 631 inscritos, sendo 326 para minicursos e 484 pessoas que se interessaram em apresentar trabalhos. 

 

Na mesa de abertura estavam presentes o reitor da Uepa, professor Rubens Cardoso; o diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), professor Anderson Maia; o coordenador e a vice-coordenadora do Mestrado em Ciências Ambientais, professores Altem Pontes e Ana Lúcia Gutjhar, e o professor de cursos de graduação e pós-graduação da Uepa, Hélio Ferreira. 

“Quero agradecer todas as pessoas que contribuíram para o Simpósio porque esse evento é um processo de iniciação social do Mestrado, além de ser uma oportunidade para o mestrado mostrar o que está devolvendo para sociedade. Espero que nos próximos dias as pessoas aproveitem e que venham fazer mestrado com a gente”, explicou professor Altem. 

O reitor ressaltou a importância de discutir temas como meio ambiente. “A academia tem necessidade de colocar em debates assuntos como desse Simpósio e através das pesquisas propor soluções e possibilitar para as pessoas entenderem mais essa problemática”, disse professor Rubens. 

O professor Hélio Ferreira ministrou uma palestra contando sobre a experiência internacional que ele tem. "Eu fiz Mestrado em Engenharia de Software, na Universidade de Nottingham, Reino Unido. Fiz Mestrado e Doutorado em Ciências de Gestão, na Universidade Pierre Mendès-France, Grenoble/FR. Além disso, participei de dois estágios na Etiópia - Makelle University e na Polônia - Lubling University of Technology. Então, o objetivo da palestra é falar dessa minha experiência e a importância das línguas para formação superior e pesquisa", contou Hélio. 

As alunas de Licenciatura em Química da Uepa, em Paragominas, Aline Ferreira, Isnabel Martins e Thayane Ribeiro, com orientação do professor Antônio Júnior apresentaram o trabalho A utilização das folhas e frutos do Noni como ação bioativa. A pesquisa trata sobre efetividade do uso desse vegetal no combate de pragas em cultivos agrícolas no Brasil para melhor percepção da utilização de biotecnologia e biocompostos. "Pode melhorar a questão da mortalidade de alguns insetos, como o que causa a malária, acredito que essa seria a contribuição para a sociedade", explicou a aluna Isnabel. 

Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento