Mestrado em Educação discute formação de pesquisadores na Amazônia

Enviado por Ize Sena em Sex, 18/12/2015 - 18:10
A XII edição do Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) encerrou no final desta sexta-feira (18), com destaque aos avanços sobre os 10 anos do Mestrado em Educação na Universidade. O assunto foi abordado pela coordenadora da pós, Ivanilde Apoluceno.

De 2005 a 2015, o curso já deu o título de mestre a 185 profissionais da educação. Professora Ivanilde cita as vantagens do Programa e do título no currículo. “Esse trabalho contribui para a formação acadêmica dos professores. A educação em instituições superiores passou a exigir o título de mestre. Isso melhora a qualidade do ensino. Este Programa está se consolidando em suas linhas de pesquisa”, destaca.

O XII Seminário se iniciou ontem (17), no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), localizado na travessa Djalma Dutra, e contou com conferências, lançamentos de livros e mesas redondas. Uma das mesas tratou da Educação, memória e identidade cultural. A professora Maria do Perpetuo Socorro explicou como começou a história dos grupos educacionais no Pará no período de 1899 a 1910.

“Os grupos escolares criaram espaços próprios para o ensino do primário. Eles tiveram uma proposta de aprender fazendo, e que o conhecimento se faz pela experiência”, diz ela.

O tema do XII Seminário foi Pós-Graduação em Educação: repercussões da formação de pesquisadores na Amazônia. O evento discutiu questões relacionadas à formação de docentes e saberes culturais produzidos na Amazônia, além de socializar as produções acadêmicas por meio de comunicações científicas e sessões de pôsteres.

Texto e Foto : Renata Paes