Mestrado indígena realiza aula inaugural

Enviado por Letícia Aleixo em Ter, 20/08/2019 - 12:38
 

O Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) realizou a aula inaugural da primeira turma nesta terça-feira, 20 de agosto, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE). O mestrado é uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com o objetivo de formar profissionais atuantes no ensino e na produção de materiais didáticos e tecnologias diferenciadas para contribuir com a formação de uma sociedade pluriétnica e intercultural por meio da educação escolar indígena.

A egressa Helen Regina Martins, formada em Geografia e Intercultural Indígena pela Uepa, retorna à Instituição dentro do Programa de Pós-graduação para ampliar a carreira acadêmica, com a intenção de se aperfeiçoar e atuar como agente educacional dentro do território do povo de origem e, também, contribuir com os planejamentos pedagógicos da educação escolar indígena do Estado do Pará. "A Universidade tem sido pioneira no apoio a educação indígena, ao ofertar vagas e espaços para o diálogo entre o conhecimento acadêmico e os saberes de comunidades tradicionais no âmbito da graduação e do mestrado profissional", comentou a discente.

"Esse momento é um marco para a educação indígena e uma conquista para esses alunos-índios na afirmação do pertencimento cultural e social da sua etnia dentro do ambiente acadêmico", afirmou a coordenadora da Federação dos Povos Indígenas do Pará e discente do PPGEEI, Lili Chipaia, sobre a importância da criação dentro da Uepa de um programa de pós-graduação focado em grupos étnicos marginalizados no quadro social brasileiro.

O Programa de Pós-graduação em Educação Escolar Indígena busca criar alternativas pedagógicas para o ensino específico e diferenciado para os índios, portanto, foi aberto as seguintes linhas de pesquisa:  Currículo, modos de fazer, e avaliação em educação escolar indígena e Planejamento e produção de materiais didáticos na escola indígena. "Pretendemos fazer um curso que seja pautado nos princípios da educação escolar indígena, como por exemplo, a interculturalidade, partindo de um contexto de diálogo e não de sobreposição", ponderou a coordenadora do Núcleo de Formação Indígena (NUFI), Joelma Alencar.

A programação contou com a participação do doutor em Antropologia pela Universidade de Brasília (UNB), Gersem Baniwa, indígena pertencente a etnia Baniwa, que realizou uma palestra com o tema Educação escolar indígena na Amazônia: percursos e desafios

“A proposta do mestrado é que a identidade indígena seja preservada, que essa educação contribua para o fortalecimento dessa identidade, para o reconhecimento dos direitos deles, da cidadania e os alunos têm a clareza de que eles precisam cada vez mais se especializar para alcançar uma educação que contemplem as coisas que eles fazem, as coisas que interessam a eles, porque isso significa a manutenção da história e o fortalecimento das identidades indígenas”, disse a coordenadora do PPGEEI, Ana Lídia Nauar. 

 

Texto: Letícia Aleixo / Daniel Leite Jr
Foto: Nailana Thiely / Marcello Sarmento