Mestrado Profissional em Ensino de Matemática lança edital para a turma 2016

Enviado por Fernanda Martins em Sex, 20/05/2016 - 08:21

Serão abertas de 23 de maio a 5 de agosto as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). As inscrições são feitas online, com a geração de taxa de R$ 100, a ser paga no Banco do Estado do Pará (Banpará) ou outra agência bancária. O Programa oferta 30 vagas, das quais duas são destinadas a pessoas com deficiência. As inscrições deferidas serão divulgadas a partir de 12 de agosto.

O programa tem duas linhas de pesquisa: Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Fundamental, com 10 vagas; e Metodologia para Ensino de Matemática no Nível Médio, com 20 vagas. As vagas são destinadas a pessoas com Licenciatura ou Bacharelado em Matemática ou áreas afins. As vagas para as pessoas com deficiência se destinam a candidatos com Licenciatura ou Bacharelado em Matemática ou áreas afins, que já atuam no ensino de Matemática na educação básica.

Os candidatos devem estar atentos ao calendário das três fases do processo seletivo. Na primeira fase, 4 de setembro, os candidatos com as inscrições deferidas farão uma prova escrita, com duração de 3h, com 15 questões de múltipla escolha e duas questões discursivas. A lista preliminar de aprovados será divulgada em 16 de setembro, com prazo para recurso até às 14h do dia 19. A lista final está prevista para 21 de setembro.

A segunda fase é a conferência da documentação dos candidatos, que deve ser enviada de 22 a 23 de setembro via correios (SEDEX) para SECRETARIA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE MATEMÁTICA- CCSE/UEPA, CAIXA POSTAL, Nº 4025, CEP. 66.113-970 BELÉM – PA.

O candidato deve encaminhar para esse endereço: 1) Cópia do diploma e histórico de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), autenticadas em cartório, ou documento de revalidação de diploma obtido em instituições estrangeiras; 2) cópia de documento de identificação com foto; 3) CPF; 4) Título de Eleitor; 5) Comprovante de votação da última eleição (1º e 2º turno, caso haja), de voto em trânsito ou de justificativa da ausência; 6) Certificado de Quitação do Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino; 7) Currículo na Plataforma Lattes/CNPq e documentos comprobatórios das atividades; 8) Visto de permanência e documento de proficiência na Língua Portuguesa, para os candidatos estrangeiros. Todos os documentos devem ser entregues em uma única encadernação.

A terceira fase consistirá na avaliação do currículo da Plataforma Lattes/CNPq e da documentação comprobatória das atividades, com pontuação em uma escala de 0 a 10. A nota final dos candidatos será obtida pela média aritmética das notas da primeira e terceira fase do processo seletivo, em uma escala também de 0 a 10. O resultado final preliminar será divulgado em 29 de setembro, com prazo para recurso até às 14h do dia 30. O resultado final está previsto para o dia 04 de outubro.

 

As informações detalhadas sobre as fases, documentos e datas estão disponíveis no edital.

 

Texto: Sergio Ferreira Junior