Mestrado Profissional voltado ao Ensino de Ciências na Amazônia recebe inscrições

Enviado por Rebeca Costa em Seg, 20/12/2021 - 10:59

O Mestrado Profissional em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe inscrições até o dia 6 de janeiro, exclusivamente de forma on-line O valor da taxa é de R$120, e o processo seletivo 2022 oferta 17 vagas.

Diferente do mestrado acadêmico, o coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPGEECA), Ronilson Freitas, explica que no mestrado profissional é “necessário desenvolver um Produto/Processo Educacional (PE) a partir de uma atividade de pesquisa e aplicá-lo em condições reais de sala de aula ou outros espaços educativos, com potencial de replicabilidade e atendam as demandas dos professores da educação básica”, conta.

O curso está estruturado na área de concentração denominada Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores de Ciências na Amazônia e possui duas linhas de pesquisa: Estratégias Educativas para o Ensino de Ciências Naturais na Amazônia e Formação de Professores de Ciências e Processo de Ensino e Aprendizagem em Diversos Contextos Amazônicos.

Ainda segundo o coordenador, o mestrado “vai possibilitar capacitação de professores na área de Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, para que os mesmos sejam autores da sua própria prática, sendo capazes de desenvolver propostas de ensino inovadoras e interdisciplinares, que contribuam de maneira eficiente para o processo de ensinar e de aprender Ciências”.  Além disso, Freitas acredita que os profissionais pós-graduados pela Uepa vão poder atender “as demandas regionais de seu contexto sócio educacional, além de contribuir para a solução de problemas na prática profissional docente, por meio da pesquisa como ferramenta de desenvolvimento tecnológico local e regional”, enfatiza.

A seleção dos candidatos será três etapas: prova escrita; avaliação, arguição do anteprojeto e entrevista; e a avaliação do Currículo Lattes. O resultado final será divulgado no dia 22 de março de 2022. O curso tem duração de 24 meses e o início está previsto para abril do próximo ano. As aulas serão às sextas-feiras e aos sábados, em horário integral, no Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA), em Belém do Pará.

Texto: Rebeca Costa (Ascom Uepa)

Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)