Metodologias de aprendizagem serão tema de evento

Enviado por Dayane Baía em Qua, 07/06/2017 - 17:34

Tags

O Grupo de Pesquisa Processos em Psicologia Educacional e Psicopedagogia Preventiva (Geppe) do Departamento de Psicologia, do Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza no dia 9 de junho, a mesa redonda Metodologias ativas da aprendizagem e suas relações com as áreas de conhecimento. A realização é em parceria com o Centro de Formação de Profissionais de Educação Básica do Estado do Pará (Cefor) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento ocorrerá no Auditório Paulo Freire, do CCSE, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas neste site.

As metodologias ativas inserem o aluno como agente principal comprometido com o seu aprendizado. O evento apresentará os conceitos e importância delas e estender a discussão das experiências e percepções para outras instituições, comunidades externas e outros contextos educativos. Uma das linhas de pesquisa do Geppe estuda o processo de ensino-aprendizagem e investiga como a temática metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem tem sido desenvolvida na formação de professores. O grupo busca ainda compreender de que forma os docentes podem superar a postura tradicional de ensino por meio das metodologias ativas em uma perspectiva interdisciplinar.

De acordo com o coordenador do Geppe, Cláudio Ludgero, o evento deve apresentar experiências com essas metodologias. “É importante discutir esse tema articulando com as diversas áreas do conhecimento para auxiliar os graduandos, que serão agentes formadores desenvolvendo trabalho nas escolas”, afirmou.

A programação contará com a participação da palestrante Tânia Roberta Costa de Oliveira, doutora em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, vinculada a Universidade do Estado do Pará. Nesse evento ela abordará sobre Metodologias ativas como ponto de partida para a reelaboração de práticas educativas no ensino de Ciências Naturais.

O professor Luciel Macedo, mestre em motricidade humana pela Universidade Castelo Branco e docente da Secretaria de Estado de Educação, também fará palestra sobre as áreas de conhecimento como base para integração curricular. A temática Metodologias ativas e a construção de mapas conceituais será abordada por Sérgio Bezerra, mestre em ensino de Física pela Universidade Federal do Pará e professor da Secretaria de Estado de Educação.

Texto: Dayane Baía com informações do Geppe

Foto: Mácio Ferreira