“Qual o papel do professor em sala de aula?”, “O que é escola nova ou progressiva?” e “O que ensinar na disciplina de Ciências Naturais?”. Essas foram algumas das perguntas lançadas aos calouros e veteranos dos cursos de Ciências Naturais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), durante o minicurso As ciências e a ludicidade. A programação integra o segundo dia de atividades da III Semana de Ciências Naturais, realizada no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, bairro do Telégrafo.
A acadêmica do 7º semestre de Ciências Naturais - Biologia, Príscila Gabriela Oliveira, 20, também ministrante da atividade, ressalta que os professores devem refletir a didática de ensino aplicada aos alunos. Príscila enfatiza que dar aula não é apenas transmitir conteúdo e sim fazer o aluno colocá-lo em prática. “Os professores têm que formar cidadãos conscientes. O ensino ainda tem sido transmitido sem ludicidade pelo tempo corrido que o professor tem. Só expor o conteúdo não é suficiente. É preciso a prática”, ressalta Príscila.
A III Semana de Ciências Naturais começou ontem, 15 de fevereiro, e segue até esta sexta-feira, 19, nas salas do Bloco IV do CCSE. Na grade de programação estão inclusas palestras, mesas redondas, minicursos, apresentações de trabalhos, integração entre calouros e veteranos, apresentação dos laboratórios, entre outros.
Caroline Delgado, 19, acadêmica do 5º semestre de Ciências Naturais – Química, e integrante do Centro Acadêmico de Ciências Naturais, responsável pela Semana, frisa que a programação expande a Semana do Calouro. “ Recebemos calouros e veteranos. O evento se tornou grande e atraímos pessoas de outras universidades”, diz ela.
Texto: Renata Paes/Ascom-Uepa
Foto: Renata Carneiro/Ascom-Uepa