Mostra Zoológica busca promover a biodiversidade

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 28/08/2017 - 16:38
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove na próxima quarta-feira, 30 de agosto, a IV Mostra Zoológica. A ação, programada para ocorrer de 9h as 17h, no Espaço de Convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)/Campus I, apresentará para a comunidade uma mostra de insetos, ossadas, crânios e alguns invertebrados preservados em meio líquido.
 
Para a ocasião, foram convidadas algumas escolas localizadas na adjacência da Universidade. Os estudantes vão poder participar de diversas atividades lúdico-didáticas sobre os animais em exposição. Na prática, a dinâmica consiste na aplicação jogos de memorização e de perguntas e respostas criados com o objetivo de facilitar o aprendizado e a interatividade sobre os assuntos abordados. 
 
Segundo a coordenadora do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica, professora Ana Lúcia Gutjahr, o intuito da Mostra Zoológica é divulgar a biodiversidade por meio das variadas espécies de animais presentes na Amazônia. “Pretendemos desmistificar alguns medos e estereótipos sobre determinados animais. Além de difundir o conhecimento entre os estudantes presentes na exposição”, afirma.
  
O conjunto de ossos, crânios, insetos, conchas, carapaça e invertebrados faz parte da Coleção Zoológica Didático-Científica Dr. Joachim Adis, da Uepa. As ações promovidas também buscam iniciar as comemorações ao Dia Mundial dos Animais, celebrado no dia 4 de outubro. A data visa sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies.
 
Para a IV edição da Mostra Zoológica, o evento traz como novidade a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O profissional deve auxiliar a comunidade de pessoas surdas no encontro e surge frente ao papel da instituição em promover a acessibilidade e inclusão social.
 
Serviço: 
- Dia: 30, quarta-feira;
- Local: Travessa Djalma Dutra, s/n, bairro do Telégrafo, no Centro de Ciências Sociais e Educação, no Espaço de Convivência
- Horário: 9h às 17h
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely