A IV edição da Mostra Zoológica da Universidade do Estado do Pará (Uepa), promovida pelo Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Biodiversidade Amazônica, foi realizada nesta quarta-feira, 30. O evento apresentou ao público uma coleção de insetos, ossadas, crânios e alguns invertebrados preservados em meio líquido. Além disso, esclareceu a importância da biodiversidade, do conhecimento a respeito das espécies e o propósito da preservação e pesquisas feitas com os animais.
“O evento apresentou a importância da biodiversidade amazônica, que serve para desmistificar o medo e a falta de conhecimento que as pessoas têm em relação aos bichos. É interessante que a comunidade conheça o assunto para entender o sentido de fazer a conservação e a preservação dos animais. Dessa forma, os cidadãos também podem promover ações de preservação e conservação” afirmou Ana Lúcia Gutjahr, do Departamento de Ciências Naturais da Uepa.
A programação contou com a presença da escola Sistema de Ensino Eduque, do bairro Panorama. A ideia foi apresentar pela primeira vez a coleção para os alunos do 1° ao 6° ano do nível fundamental. “Sugerimos essa atividade extraclasse devido a importância de falar sobre os animais, a etimologia, o esqueleto, os vertebrados e os invertebrados. Vemos muito isso na sala de aula e dessa vez buscamos uma forma mais lúdica de ensinar nossos alunos” declarou a diretora da escola, Nívea Suleiman.
Durante o evento, as crianças tiveram vários momentos de aprendizado e diversão. A estudante do 6° ano, Marry Santos já visitou uma exposição de animais, porém essa vez ela considerou bem diferente. “Não fiquei com medo, gostei muito dos animais, em especial a borboleta azul. Visitar essa coleção faz a gente ter mais conhecimento na cultura e na ciência dos bichinhos” informou Marry.
A aluna Elisia Suleiman já sabe bem qual carreira seguir e falou sobre a sensação de ter participado da Mostra. “Quero ser professora quando crescer, hoje foi muito legal porque conheci bichos que eu ainda não tinha visto, aprendi sobre eles. Aqui também é muito mais legal que a sala de aula e gostei muito de ter vindo” expressou a estudante.
O conjunto de ossos, crânios, insetos, conchas, carapaça e invertebrados faz parte da Coleção Zoológica Didático-Científica Dr. Joachim Adis da Uepa. Funcionando desde 2009, o acervo é utilizado nas áreas de pesquisa e conservação de animais. “Pouca gente sabe da existência da coleção que é didática e científica, ou seja, tem a vertente da pesquisa que os alunos de graduação e pós-graduação desenvolvem, e tem a parte didática, onde uma parte do acervo serve para apresentar em mostras, como essa. Então é muito importante divulgar a coleção científica da Instituição e informar que a Uepa trabalha com pesquisas nas áreas de zoologia, que muitas pessoas desconhecem” finalizou Rafael Sovano, mestre em Entomologia pelo Instituto de Saúde e Psicologia Animal (Inpa).
Texto: Rachel Oliveira
Fotos: Nailana Thiely