Mostra Zoológica traz a biodiversidade aos visitantes hoje, 2

Enviado por Ize Sena em Qui, 01/09/2016 - 14:41

A III Mostra Zoológica recebe até às 17h de hoje, alunos do ensino fundamental e médio, de escolas localizadas no entorno da Universidade do Estado do Pará (Uepa), no bairro do Telégrafo, em Belém. O evento, em comemoração ao Dia Mundial dos Animais ocorre no Espaço de Convivência do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE).

Dez escolas são aguardadas para conhecer a mostra de insetos, organismos invertebrados, vertebrados, além de duas novidades recém-adquiridas pelo Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Biodiversidade Amazônica: a arcada dentária de tubarão e a costela da baleia.

De acordo com a coordenadora do Grupo, professora Ana Lucia Gutjahr, o interesse da Mostra é desenvolver um trabalho de formação sobre biodiversidade. “Só falando com as crianças é que podemos desmistificar o medo e o nojo em relação aos insetos, além de mostrar a importância de todos os animais. A exposição também ajuda no fortalecimento do aprendizado que meus alunos de graduação e pós-graduação terão, já que eles me auxiliam na explicação para os alunos”, contou a professora.

Com linguagem simples e dinâmica, os monitores do Grupo de Pesquisa buscam quebrar dogmas e fobias durante a apresentação. “Além de mostrar que certos animais não são coisas terríveis como as crianças acham, nós mostramos a função de cada um na natureza e contamos histórias sobre alguns destes bichos. É o terceiro ano em que participo da Mostra e os visitantes continuam se deslumbrando com os animais”, explicou o graduando de 22 anos do curso de Ciências Naturais da Uepa, Wilson de Lima.

Quem já visitou a exposição aproveitou para conhecer mais afundo as espécies dos animais, como revelou o aluno de 19 anos do curso de Música da Uepa, Lucas Flexa. “É interessante aprender sobre os animais que muitas vezes estão no nosso dia a dia, porém não temos o interesse de observá-los. Gostei de conhecer mais sobre as tartarugas e observar a carcaça do jacaré-açu.”

A Coleção Zoológica teve início em 2009, proveniente dos projetos desenvolvidos pelos professores da Uepa e apresenta ossadas, crânios de jacaré-açu, carapaça da tartaruga amazônica, mostra de insetos e de invertebrados preservados em meio líquido, além de um mostruário de fósseis e conchas.

Texto: Rafael Dias com informações de Ize Sena
Fotos: Nailana Thiely