Movimento agroecológico no Baixo Tocantins é tema de discussões em Cametá

Enviado por helaine em Qui, 08/11/2018 - 09:51

A atuação em rede e a resistência do movimento agroecológico no Baixo Tocantins, do diálogo de saberes à promoção do conhecimento será o tema de uma série de eventos que acontecerá este mês em Cametá, nordeste paraense. De 27 a 29 de novembro, a população do município poderá participar do III Jirau Agroecológico do Baixo Tocantins, da II Semana Acadêmica do Instituto Federal do Pará (IFPA), do III Encontro das Agrárias do Baixo Tocantins e do II Encontro de Ações Integradas de Ensino Técnico, Tecnológico e Superior do Baixo Tocantins. Os eventos acontecerão no Seminário São Vicente de Paulo e estão sendo promovidos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) em parceria com diversas instituições como a Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Associação Paraense de Apoio as Comunidades Carentes (APACC) e Instituto Natura.

O objetivo dos eventos é criar um espaço de diálogo e troca de experiências entre as instituições envolvidas e a comunidade, bem como agricultores da região.

A programação inclui palestras, oficinas, minicursos, mesas redondas e apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiências, além de feira de produtos agroecológicos, todos estes alinhados com temas estratégicos para o território do baixo Tocantins.

As inscrições custam um quilo de alimento não perecível e podem ser feitas até 17 de novembro preenchendo um formulário online. Podem participar da programação comunidade acadêmica e externa.

O prazo para submeter trabalhos vai até o dia 12 de novembro. Graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos ou doutores podem submeter artigos científicos no formato de resumo simples ou resumo expandido. Os trabalhos devem possuir conteúdo de acordo com uma das seguintes modalidades: Protagonismo feminino na agroecologia; Gestão do território e sociobiodiversidade; educação do campo; Ciência, tecnologia e inovação; e Economia solidária e mercados sociais. Os resultados dos trabalhos aprovados serão divulgados até o dia 17 de novembro.

Serviço:

III Jirau Agroecológico do Baixo Tocantins

II Semana Acadêmica do Instituto Federal do Pará (IFPA)

III Encontro das Agrárias do Baixo Tocantins

Data de realização dos eventos: de 27 a 29 de novembro

Prazo para submissão de trabalhos: até 12 de novembro

Local: Seminário São Vicente de Paulo. Endereço: Avenida Inácio Moura, s/nº, Cametá, Pará.

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd_LZkakC7RoAmWJH0_eMEV4vIzB6A…

Mais informações: (91) 3781-2054.

Texto: Helaine Cavalcante

Foto: Nailana Thiely